Cada dedo cada som flauta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CADA DEDO CADA SOM

INTRODUÇÃO: Este livro traz na maior parte do repertório a criança como criadora, com métodos inovadores, criados por Tereza Castro a partir de uma experiência de pesquisa em educação musical, desenvolvida nos últimos 20 anos. O Repertório utilizado no livro, apresenta alguns ícones da tradição oral brasileira.
A autora valoriza cada momento vivenciado em sua experiênciamusical com os alunos agradecendo a todos que se abriram para esta rica experiência com a música e a fizeram crescer no convívio e interação com o universo infantil.

Cada Madeira, Cada som

Há muito tempo as primeiras flautas eram feitas de ossos, porque era difícil talhar a madeira com a delicadeza necessária. Usou-se a argila e depois a madeira.
Foram feitas flautas doces de vários tipos etamanhos. Assim os sons iam mudando.
As primeiras flautas doces foram conhecidas através de estátuas e pinturas das igrejas e palácios (século XIII). Inicialmente essas flautinhas eram apenas apitos.
Nos vários países onde a flauta doce se desenvolveu, recebeu nomes diferentes:
Itália – flauto dolce
Países de língua inglesa: recorder
Franceses: flute à bec
Alemães: blokenfluten (flauta debico e flauta de bloco)

Cada tamanho de flauta, um som

A flauta faz parte do grupo dos instrumentos de sopro porque o ar do nosso sopro se transforma em som.
Sopranino é a menor de todas
Soprano é a que usamos neste livro
Contralto é um pouco maior que soprano
Tenor
Baixo
Grande baixo é a maior de todas.

Cada sopro, cada som

A flauta doce é considerada um ótimo instrumento paraestudar. Seria difícil fazer tantas flautas de madeira, uma boa solução para esse problema foi o uso da resina pois elas podem ser lavadas com água e sabão.

Cada povo, cada música

Encontra-se nesse livro algumas músicas inventadas pela autora e por algumas crianças, músicas compostas há muitos séculos e também outras bem conhecidas, da nossa música popular e da tradição oral.

Paraentender as partituras de quadrinhos

Escreve-se os nomes dos sons na primeira coluna dos quadrinhos. O som mais agudo é dono da linha de cima e o mais grave da linha de baixo. O quadrinho colorido é o som que vamos tocar na flauta ou cantar.

SI


Dessa maneira vamos completando cada casa com um som até escrevermos toda a música. Lembrando que casa vazia é sinal de silêncio.Cada duração, um quadrinho colorido
Cada quadrinho colorido, um tamanho
Cada tamanho, uma cor

Utilizamos Toquinhos Musicais que permitem desenhar a música de uma forma parecida com os desenhos mostrados no papel. Para cada tamanho de som, que chamamos duração, temos uma cor diferente.

Cada música, uma letra

A maioria das músicas deste livro é da nossa tradição oral. Ao conhecê-las deoutra maneira, basta colorir outros quadrinhos ou escrever a letra conhecida.
Os músicos de antigamente faziam muitas variações de algumas ideias que já conheciam, chamamos isso de variação da música. Isto aconteceu nesta edição, onde a autora e as crianças tiveram a liberdade de acrescentar suas ideias ou mesmo alterá-las.

A primeira música é uma adaptação de Tereza – Quem será?

Capítulo IMúsicas de duas alturas: Si e Lá

Tocando estes dois sons diferentes, precisa-se mexer um único dedo. Eles vão guardar os buraquinhos 0 e 1, enquanto o dedo mexedor guarda e abre o 2.
Ao soprar, procure dar um toque com a língua como se fosse falar “tu”.
A diferença entre os sons é que o Si é mais agudo que o Lá.
Observação: nunca belisque ou morda a flauta.
A primeira lição é a músicaQuantos de Dedé e Tereza.

Capítulo II

Músicas de três alturas: Si, Lá, Sol

Quando estiver tocando a nota Lá, coloque mais um dedo tentando tampar o próximo buraco da sua flauta. Sopre e deixe os três dedos tampando os três buraquinhos da parte da frente da flauta e o “dedão” de trás. O som se chama Sol (ele será mais grave que o Si e o Lá).
A primeira lição é uma letra de Violeta H....
tracking img