Cachoeiras barasileiras

616 palavras 3 páginas
Pesquisa de Geologia
Cachoeiras brasileiras e suas formações geológicas.
Conceito de cachoeira:
É formada pela quebra no leito do rio. Também é chamado de queda de água, catarata.
Tipos de formações que podemos encontrar:
-Falhas
-Intemperismo da superfície do terreno
-Rochas com resistência diferentes
-Epirogênese negativa
As maiores cachoeiras brasileiras são:
-A cachoeira do Araçá a mais alta de todas, localizada na Amazônia, encontradas aqui no Brasil. Possui cerca de 365 metros de altura. Sua formação geológica é por intemperismo da superfície do terreno, as condições climáticas proporcionam um endemismo natural o que a torna ainda mais bela.
-A cachoeira da Fumaça, encontra se no Vale do Capão (BA), conhecida assim por que parte da água evapora antes de chegar ao solo formando um arco Iris, tem formação geológica por intemperismo.
-Cachoeira do tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro da região de Belo horizonte (MG) tem aproximadamente 273 metros, as formações rochosas localizadas ao seu redor são visualmente avermelhadas. Existe ainda a formação de um lago sendo este muito profundo e inadequado para mergulho. Sua geologia é formada por epirogênise negativa, por que há um rebaixamento na formação rochosa.
-Cachoeira Água Branca, Ubatuba (SP), possui um conjunto de rochas pontiagudas um desafio a quem se propõem a se aventurar. Vinda do alto das colinas esta magnificência possui rocha desintegradas modificações feitas através do intemperismo.
-Cachoeirão localizada na chapada diamantina (BA) esta maravilha da natureza tem aproximadamente 270 metros com uma formação rochosa extremamente acidentada, quanto da sua geologia ela apresenta características de intemperismo.
-Cachoeira do Avencal, localizada em Urubici (SC) esta maravilha da natureza é propriedade privada com um pouco mais de dificuldade de acesso a quem deseja visitar, tem aproximadamente 100 metros de altura com uma queda d’ água de tirar o fôlego formando uma pequena laguna, possui

Relacionados