Cacha A Subp

1982 palavras 8 páginas
X.Y Sustentabilidade e reaproveitamento de resíduos A empresa Canapé preza pela sustentabilidade ambiental do planeta, e com isso investe em equipamentos e métodos que visam o reaproveitamento de resíduos e a utilização de dejetos das plantações em diversas áreas, tanto dentro da empresa como fora. Os resíduos são basicamente o bagaço da cana de açúcar, a vinhaça e leveduras secas, enquanto que os resíduos da plantação constituem basicamente a palha proveniente da plana que é descartada após o corte.

X.Y.1 Bagaço O bagaço da cana de açúcar é subproduto da moagem da mesma e é rico em carboidratos (polissacarídeos) como a celulose e a hemicelulose, e a lignina, composto formado a partir da polimerização de álcoois. É produzido em abundância no processo, já que aproximadamente 25% da cana é composta de bagaço. Possui diversas aplicações, sendo uma delas reforço para adubagem do terreno de plantio, já que ele possui também nutrientes em sua composição. Outras formas de reutilização são citadas a seguir.
X.Y.1.1 Produção de fibrocimento e concreto Uma das aplicações é na construção civil, a partir das cinzas do bagaço. Desde 1970 há preocupações com relação à inalação de fibras de amianto, que por longos períodos de tempo pode provocar doenças como a asbestose, cânceres e mesotelioma. Outros problemas também podem ocorrer por exposição cutânea e digestiva. Dessa forma, meios alternativos de propiciar resistência aos materiais têm sido procurados, e uma dos possíveis substitutos é o bagaço, pois, ao queimá-lo, produz-se grande volume de cinzas, o que é muito importante pois o cimento é usado diariamente em diversas obras por todo o Brasil. Logo, esse subproduto pode ser vendido para empresas de cimento interessadas.
X.Y.1.2 Geração de energia Por possuir polissacarídeos, o bagaço é uma fonte alternativa de energia bastante viável. Para a empresa, o calor gerado a partir da queima do bagaço é utilizado para produzir energia para toda a indústria, tornando-a

Relacionados