Cacau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIACentro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCA 060 – Culturas Regionais |

ANATOMIA E MORFOLOGIA DO CACAUEIRO1

MANOEL TEIXEIRA2MASSANDRO MARQUES3

CRUZ DAS ALMAS – BA
DEZEMBRO/2012

¹ TITULO DO TRABALHO
² PROFESSOR DA DISCIPLINA
³ GRADUANDO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA

ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

ORIGEM
O cacau éoriginário do Norte do Brasil (Amazônia) - América Tropical.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

 Da Amazônia, o cacaueiro migrou para a região dos Andes e mais tarde dispersou-se pela Venezuela, Colômbia,Equador, América Central e México, além de ter se estabelecido também ao longo das regiões às margens do rio Amazonas e de seus principais afluentes.
A partir da Amazônia, o cacaueiro foi levadopara a África, expandindo assim seu cultivo em vários países, como Gana, Nigéria, Costa do Marfim, Camarões e Malásia, de onde provêm, hoje, mais de 70% da produção mundial.
Em meados do século XVIII,sementes de cacau do Pará foram levadas para Ilhéus, no sul da Bahia, onde a cultura se expandiu e o cacaueiro passou a ser cultivado também em mais oito estados da Federação. A Bahia, historicamente,participa com mais de 80% da produção nacional, a região Amazônica com 17%, o Espírito Santo e outros estados com o restante.
A maior produção de cacau procede atualmente de áreas situadas na Costada Guiné (África) e no Brasil, particularmente no sul da Bahia. Gana (antiga Costa do Ouro), onde o cultivo se iniciou em 1879, é o maior produtor mundial.

CLASSIFICAÇÃO BOTÂNICA

Nome popular:cacaueiro, cacau, árvore-da-vida
Nome científico: Theobroma cacao L.
Família botânica: Sterculiaceae
Origem: Brasil - Região Amazônica.
Cultivo: Preferem solos profundos, permeáveis, férteis ouadubados, necessitando de sombra. O plantio deve ser feito na época das chuvas.
Porte: pode atingir até 6 metros de altura
Floração: verão
Frutificação: outono e inverno
Propagação: sementes...
tracking img