Cacau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.0 – OBJETIVOS

Mostra a população que é possível obter a implantação de uma Cooperativa de cacau, onde terá a participação dos agricultores da região, fornecendo o material principal o fruto; e a Indústria do chocolate, que trará a renda de empregos para a população. Buscando uma inovação para o projeto seria estes movidos através da ENERGIA SOLAR, com baixos custos, sendo assim uma energiarenovável.
Além de contribuir no desenvolvimento da economia do município e ate em cidades vizinhas podendo então mudar a historia econômica gerada pelo cacau em nossa cidade.

3.0 – JUSTIFICATIVA

A idealização deste projeto se deu pelo fato de olharmos nossa sociedade e não encontrarmos um setor que pudesse atuar economicamente dentro da sociedade anapuense. Levamos em consideração umadas matérias primas naturais que hoje e responsável por grande parte da economia da cidade, o cacau. Onde é possível através dele gerar empregos e dar um valor a mais para nossa cidade em relação aos blocos econômicos, visando assim valorizar o agricultor com sua safra valendo mais do que antes, que era exportada para fora do município, e fazer com que a renda fique em nossa cidade.

4.0 –COPERATIVISMO E INDUSTRIALIZAÇÃO.

A nossa sociedade tem uma grande riqueza guardada, com isso queremos mostra a todos que o uso de um fruto CACAU pode produzir vários outros produtos a ser comercializado, mais para esse produto ser comercializado ele tem que passar por todo um processo, que é a: COOPERATIVA, um meio que seria o tratamento das sementes e da poupa do cacau para ser encaminhado paraa INDUSTRIALIZAÇÃO, que é a formação dos subprodutos. São processos que não são feitos em nossa cidade, pela falta de investimento; é possível fazer que a riqueza gerada por esse fruto gire em torno de nossa cidade? Sim, pois com a implantação de uma cooperativa e de uma indústria em nossa cidade é possível qualificar pessoas para os serviços fornecidos por elas, tendo a geração de empregos paraos moradores, facilitar para os agricultores que leva o produto para ser comercializado fora, e a renda da produção ficara em nossa cidade.
Com esse projeto o sonho do agricultor familiar em vender seus produtos por preços mais justos, com qualidade, e podendo com isso oferecer bem-estar a sua família, pode se realizar. Este então pode mudar a historia econômica gerada pelo cacau em nossacidade.
Com relação à fábrica de chocolate, esclarecemos que os associados entregam cacau selecionado, e recebem, como pagamento, até 50% a mais em relação ao valor de mercado; exemplo: A arroba é adquirida pela fábrica, em média, por R$120,00 enquanto o mercado paga em torno de R$80,00 sem levar em consideração a qualidade do cacau entregue, se comum ou selecionado. 
. Os pequenos produtores, queformaram a cooperativa venderam o cacau para a fábrica, assim eles receberam uma assistência técnica da CEPLAC, com o objetivo de melhorar a produção produtividade e a qualidade do fruto, já que a indústria exige um chocolate com teor entre 50% e 70% de cacau.

5.0 – COOPERATIVISMO
O termo Cooperativa possui várias definições na literatura especializada que variam conforme a época e o viésdoutrinário em que foram elaboradas. Considerando a multiplicidade de aspectos que tal definição deve incorporar, fica difícil encontrar um conceito que expresse em uma única frase essa multiplicidade. O que se busca é uma aproximação que relaciona os principais elementos encontrados na maioria das definições.
“Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, parasatisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e democraticamente gerido”.
Basicamente o que se procura ao organizar uma Cooperativa é melhorar a situação econômica de determinado grupo de indivíduos, solucionando problemas ou satisfazendo necessidades comuns, que excedam a capacidade de cada indivíduo satisfazer...
tracking img