Cacau e a fabrica de chocolate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cacau e a fabricação do chocolate

O cacauzeiro é uma árvore equatorial e tropical, a colheita é feita depois de cinco anos que ele foi plantado (ELKON,2004). O cacau é o principal ingredientepara a fabricação do chocolate, porém de alto custo. Devido seu preço elevado foi-se necessário procurar substitutos semelhantes, mantendo suas características, no entanto com baixo custo, sendoutilizados óleos de coco, palma, dendê, soja, peixe ou sebo comestível (MINIM; SILVA; CECCHI,2000).
O cacau é bastante rico em flavonóides e polifenóis que tem por sua vez um papel antioxidante diminuindo aoxidação de LDL e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares (SERAFINI, et al., 2000 apud Pimentel, 2007).
Logo após a semente do cacau passar por processos de colheita, fermentação, secagem. Aochegarem às fabricas de chocolate ainda passam por um controle de qualidade, que remove as sujeiras ainda presentes (BATISTA, 2008; FARROW, 2005). A torrefação do cacau é uma etapa importantíssimapara a qualidade final do chocolate (HERMÉ, 2006).
O chocolate é feito a partir da mistura de ingredientes como açúcar, substancias aromáticas e principalmente pelo cacau (MEDEIROS, 2009), e pode serutilizado em bolos, coberturas, com frutas, entre outros, dependendo da criatividade do fabricante (BRASIL, 2005).

Composição química

Na composição do chocolate amargo encontra-se metilxantinas,,flavonóides, triptofano. Contém também carboidratos simples, lipídeos, magnésio, cobre, potássio, manganês, acido esteárico possui efeito neutro no colesterol, acido oléico age na redução plasmáticado colesterol médio (HAMMERSTONE, et al., 1999).
As metilxantinas são substancias estimulantes e que apresentam efeitos dietoterápicos nos sistemas nervoso, cardiovasculares, gastrintestinais,respiratório e renal (CAUDLE e BELL, 2000). São recomendadas em adolescentes em período letivo, no entanto deve ser controlado seu consumo na alimentação das crianças, podendo ocorrer insônia e irritação...
tracking img