Cacau shou

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estágios de crescimento da empresa Cacau Show com base no Ciclo de Vida Organizacional
Josiane Minuzzi Mariana Grapeggia

Resumo
O presente artigo considera o ciclo de vida das organizações, na ótica de Isaack Adizes, que estabelece uma analogia com o nascimento, desenvolvimento e morte do homem, em contraponto com o estudo de caso de uma empresa que tem obtido sucesso no mercado. Para tal oobjetivo é relacionar o modelo de estágios de crescimento no Ciclo de Vida Organizacional (CVO) com o estudo de caso da empresa Cacau Show. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório, realizada por meio de pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos demonstram que o empreendedor deve buscar conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades que o possibilite mudar suas ações com aagilidade que o mercado consumidor estabelece.

1. Introdução
Nas últimas décadas pôde-se observar um interesse crescente em estudos e pesquisas relacionados ao fenômeno empreendedorismo. As características dos empreendedores são estudadas sob o ponto de vista da criação de um negócio, das características do desenvolvimento organizacional e do sucesso destes empreendimentos. A idealização de umempreendimento, e posteriormente sua implantação no mercado testam, constantemente, as habilidades, conhecimentos e atitudes do empreendedor. De acordo com as estatísticas do SEBRAE (2004), aventurar-se no mercado instável ao qual a nação está submetida, não apenas por desequilíbrios na economia nacional, mas também mundial, é sinônimo de grande ousadia. Considera-se que os indivíduos ousados sãoempreendedores que podem obter êxito no crescimento e desenvolvimento de sua organização, tornam-se modelos de sucesso para estudiosos e outros indivíduos com capacidades empreendedoras. Neste sentido, captar, descrever e analisar o fenômeno empreendedor é, segundo o GEM (2006), fundamental para o desenho de ações futuras na promoção do desenvolvimento regional. O empreendedor enfrenta o desafio delegitimar a viabilidade de seu sonho, criar a organização e colocar seus produtos no mercado; a empresa inicia um caminho conhecido como ciclo de vida organizacional. Este artigo tem como objetivo relacionar o modelo de estágios de crescimento no Ciclo de Vida Organizacional (CVO), desenvolvido por Isaack Adizes (2002), com o estudo de caso da empresa Cacau Show.

A escolha do modelo proposto porAdizes deveuse ao fato de o autor considerar seu modelo “aplicável a organizações dos mais diversos tamanhos, seja medida em volume de vendas ou em número de empregados e que empregam as mais diversas tecnologias” (2002, p xvii). Neste modelo o CVO é comparado com a vida das pessoas e descrito em dez estágios, metade relacionada ao crescimento e metade relacionada ao declínio e morte dasorganizações. São eles: namoro, infância, toca-toca, adolescência, plenitude, estabilidade, aristocracia, burocracia incipiente, burocracia e morte. O autor ressalta que todos os estágios são passíveis de crises, cuja intensidade depende das habilidades do indivíduo (empreendedor) para gerenciar desafios e superar mudanças. Quanto à metodologia deste estudo, utilizou-se uma pesquisa do tipo exploratória equalitativa, cujos procedimentos utilizados na elaboração foram um levantamento bibliográfico e uma análise documental. Na seqüência, são apresentadas considerações sobre o modelo de CVO e a empresa Cacau Show para, finalmente relacionar os dois assuntos.

2. Noções e Conceitos sobre Ciclo de Vida das Organizações
Durante o processo de desenvolvimento e evolução de um empreendimento, diferenteshabilidades serão requeridas do empreendedor, como por exemplo: habilidades de natureza técnica, conhecimentos dos processos de produção, habilidades e conhecimentos sobre gestão de pessoas, habilidades e conhecimentos conceituais que os auxiliem a entender e atuar na visão sistêmica necessária à gestão organizacional (SENGE, 1999; RAUSCH; FRESE, 2000; GOUATÀRBES, 2006). As diferentes etapas do...
tracking img