Cacacsa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3ª. PARTE – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
21. A equipe mínima de Saúde da Família é constituída por um médico, um enfermeiro, um a dois auxiliares de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários de saúde. Em relação à prevenção clínica de doença cardiovascular, cerebrovascular ou renal crônica, marque a atividade que não é desenvolvida pelo(a) técnico de enfermagem: a) Verificar os níveis dapressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal. b) Orientar a comunidade sobre a importância das mudanças nos hábitos de vida, ligadas à alimentação e à prática de atividade física rotineira. c) Desenvolver atividades educativas de promoção de saúde com todas as pessoas da comunidade. d) Encaminhar as solicitações de exames complementares para serviços de referência. 22. Manter ofuncionamento da sonda nasogástrica e naso-entérica é responsabilidade contínua da equipe de enfermagem. Para assegurar a permeabilidade e diminuir a chance do crescimento bacteriano ou o aparecimento de crostas e a possibilidade de oclusão da sonda, 15 a 30 ml de água deverão ser administrados em cada uma das circunstâncias, EXCETO: a) b) c) d) Antes e depois de cada dose de medicamento e em cadaalimentação por sonda. Após checar o resíduo gástrico e o pH gástrico. A cada 24 horas nas alimentações contínuas. Se a alimentação por sonda for interrompida por qualquer motivo.

23. Para administrar 1500 ml de soro, em 24 horas, é necessário que o número de gotas por minuto seja de: a) b) c) d) 7 gotas/min. 14 gotas/min. 28 gotas/min. 21 gotas/min.

24. Uma intervenção fundamental para melhoramento datroca gasosa e da respiração no período pós-operatório é o tratamento adequado da drenagem de tórax. Um dos principais cuidados a serem observados, quanto ao uso de dreno do tórax de um paciente que necessite ser transportado, é manter: a) b) c) d) O paciente em decúbito dorsal. Fechado o dreno de tórax durante o transporte. O frasco abaixo do nível do tórax. O frasco vazio.www.pciconcursos.com.br

25. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, sendo responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral, por 25% das mortes por doença arterial coronariana e, em combinação com odiabete, 50% dos casos de insuficiência renal terminal. Para se verificar a pressão arterial de um paciente, devem ser obedecidos os seguintes passos, EXCETO: a) b) c) d) Deixar o paciente descansar por 5 a 10 minutos antes da aferição. Certificar-se que o paciente encontra-se com a bexiga cheia. Manter o braço do paciente na altura do coração. Palpar pulso radial e inflar o manguito até o seudesaparecimento.

26. O Puerpério é o período que decorre da dequitação até a volta do organismo materno à normalidade, sendo necessárias, em média, quatro a seis semanas para que isso seja efetivado. Ele pode ser dividido em períodos. O Período do puerpério que vai do 11º ao 40º dia pós-parto é o: a) b) c) d) Imediato. Mediato. Tardio. Pós-tardio.

27. A toxemia gravídica é conhecida como doençahipertensiva específica da gravidez, e é uma complicação que ocorre após a 24º semana de gestação, apresentando como tríade sintomática: a) b) c) d) Náusea, vômito e proteinúria. Hipertensão, hiperglicemia e proteinúria. Hipertensão, edema e proteinúria. Edema, proteinúria e glicosúria.

28. Em relação à cetoacidose diabética, é INCORRETO afirmar que: a) Ela é uma complicação crônica do diabetes. b)Ela se caracteriza por distúrbios no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas. c) No quadro clínico encontramos sinais e sintomas como: náuseas, vômitos, hálito cetônico, torpor e coma. d) Os objetivos imediatos do tratamento são: restaurar o metabolismo, corrigir a hipovolemia e os distúrbios hidroeletrolíticos. 29. Nos últimos anos, no país como um todo, as doenças classificadas...
tracking img