Cabotagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como na música de Caetano Veloso, navegar é preciso. A frase, extraída de um poema Fernando Pessoa, nunca foi tão verdadeira como no caso da navegação de cabotagem. Hoje, segundo o Sindicato Nacionaldas Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), existem 17 navios operando com cabotagem em águas brasileiras. No total, incluindo navios graneleiros e químicos, menos de 150 embarcações realizam oserviço de ligação entre os portos nacionais, enquanto o número de caminhões nas estradas brasileiras chega a 1,4 milhão.
A expectativa do setor é que a baixa utilização do modal está prestes a sofreruma guinada radical. Várias empresas, como a Transpetro, subsidiária da Petrobras, e a Log-In, ligada à Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), já anunciaram a intenção de adquirir embarcações paraoperações de cabotagem. A razões do otimismo dos armadores e da indústria está no crescimento médio anual da ordem de 6% registrado pela atividade.
De acordo com o presidente do Grupo de Estudos Logísticosde Pernambuco (Gelpe), Oswaldo Moz, as cargas transportadas por cabotagem crescem ano a ano. No período entre os anos de 1999 e 2005, a movimentação saltou de 24 mil para 360 mil contêineres. Nos dozemeses seguintes a movimentação permaneceu a mesma. Para este exercício, porém a perspectiva de crescimento do setor é de 6%. “A carência de equipamentos, em especial navios para realizar esse tipo deoperação, é um fator limitante ao crescimento da cabotagem no Brasil. Também existem gargalos logísticos em vários portos do País, em especial na região Sul. Ali, a maioria dos portos temequipamentos obsoletos e não existe espaço para ampliação de retroáreas”, observa Moz. Segundo ele, seriam necessários investimentos imediatos de R$ 1 bilhão para operar em condições satisfatórias.
No caso dosportos do Nordeste, existe ainda um outro fator limitante. O descompasso entre a chegada de contêineres cheios, vindos do Sul e Sudeste do País, e a saída de contêineres da região Nordeste, em...
tracking img