Cabos

Páginas: 4 (874 palavras) Publicado: 29 de março de 2014

CABOS
 
O registro do uso de cabos aparece nas primeiras cordas de cipó entrançadas utilizadas para suspender pontes na antiguidade. Observa-se o uso de cabos também para erguer grandes tendas,feitas de fibras naturais e pele de animais, usadas como habitação temporária dos nômades. A mais antiga estrutura retesada marca a data entre 72 e 80 d.C., que cobria o Coliseu de Roma. As pontes,mais especificamente as pênseis, foram fundamentos tecnológicos para o desenvolvimento dos cabos. As primeiras pontes suspensas com cabos de aço surgem mais ou menos entre 1930 e 40 através de estudosmais específicos e científicos, e já as primeiras obras de coberturas com elementos tensionados aparecem por volta da década de 1950, sendo que Frei Otto é um dos primeiros a desenvolver soluções paracoberturas de grandes vãos com cabos de aço tensionados.
Os cabos são elementos lineares e flexíveis, devido às pequenas dimensões transversais em relação ao seu comprimento. São formados geralmentepor uma cordoalha de aço ou corrente metálica, e capazes de resistir a carregamentos externos desenvolvendo somente esforços axiais de tração. Os cabos oferecem resistência nula a qualquer esforço decompressão ou flexão.  Pela elevada resistência a tração, os cabos de aço são ideais para cobrir grandes vãos. Funcionam também como elementos construtivos de sistemas planos (pontes suspensas etreliças de cabo) ou sistemas espaciais (redes de cabo).
As redes de cabo possuem comportamento semelhante a estruturas de membranas, sendo que os tecidos de membranas podem ser entendidos como uma rede decabos de malha muito fina.
Em geral, apesar de ser um elemento básico e simples, os cabos possuem um comportamento estrutural complexo, exigindo um excelente embasamento para o estudo e cálculo deseus esforços. 
Os cabos são considerados sistemas estruturais de forma ativa. É uma estrutura flexível com alta resistência a tração. Exemplos de sistemas estruturais de forma ativa: cabo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cabos e nos
  • Cabos
  • Cabos
  • Cabos
  • cabos
  • Cabo
  • O CABO
  • cabos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!