Cabos submarinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I - INTRODUÇÃO
Conta-se que antigamente, na Grécia Antiga, um general de Atenas enviou um mensageiro para comunicar aos atenienses a vitória de seu exército sobre os persas. Diz à história que o mensageiro correu 39 quilômetros para levar a mensagem, mas morreu de exaustão e apenas balbuciou “Vitória” antes de cair morto. Depois disso, alternativas menos letais surgiram: os romanos utilizaramtábuas cobertas com cera quente e pergaminhos para se comunicarem; também existiram os pombos-correios, que carregavam mensagens amarradas aos seus pés; e depois do invento da eletricidade criaram o telégrafo, o telefone, e o fax, este último inventado antes do segundo, mas só se tornou popular em 1966. E por último, claro, o correio eletrônico, ou e-mail, que curiosamente foi inventado antes dacriação da rede internacional de computadores (Internet).
Antigamente, quase toda a comunicação intercontinental era feita através de satélites: de ligações telefônicas a sinais de TV, quase tudo era recebido e enviado através deles. No início da Internet, os links de satélite também eram muito comuns, mas o alto custo, altíssima latência e baixa largura de banda acabaram fazendo com que os satélitesperdessem a corrida para os links de fibra. Hoje em dia, satélites são usados como links de backup e como opção de acesso remoto para áreas remotas, porém mais de 99% do tráfego intercontinental passa pelos onipenetrantes links de fibra, que hoje em dia envolvem os seis dos sete continentes, deixando de fora apenas a Antártida.
Com o desenvolvimento tecnológico, é possível escolher o tipo deinformação que deseja ter acesso. A Customização da Informação é basicamente a seleção feita por cada usuário da informação e assim adequando-a de acordo com sua necessidade. A aproximação do usuário ao computador faz com que ele possa receber exatamente a informação desejada no momento desejado.E graças a essa necessidade do homem de se comunicar,vencer fronteiras,conhecer outras culturas e trocarinformações que se fez necessário esse grande avanço e feito tecnológico: os cabos submarino.

1. CABOS SUBMARINOS E ORIGEM
Um cabo submarino é um cabo telefônico especial, um meio de transmissão de eletricidade, voz, dados, ou outro sinal utilizando de um cabo especialmente construído para ser instalado sob ou sobre o leito oceânico. Cabos Submarinos podem ser de três tipos: metálico, coaxialou óptico, sendo que este último é o mais utilizado.
Este tipo de cabo telefônico é utilizado principalmente em redes internacionais de telecomunicações, que interligam países e continentes. No Brasil, pelo seu tamanho continental, o cabo submarino é utilizado para interconectar toda a sua costa. Seu tipo pode ser metálico, coaxial ou óptico, sendo este último o mais utilizado atualmente. Hoje amalha maritima atual, interconecta todos os continentes, em alta velocidade e qualidade inquestionável.
Muito embora existam divergências quanto às datas, o primeiro cabo submarino de que se tem notícia foi um cabo telegráfico lançado em 1851 no Canal Inglês de Dover. Em 1858 foi lançado o primeiro cabo submarino metálico transatlântico interligando a América do Norte e a Inglaterra. O sistemaera lento com uma largura de banda capaz de transportar apenas duas palavras por minuto.
Seu funcionamento, no entanto, foi efêmero. O primeiro cabo submarino transatlântico lançado com sucesso só correu em 1866. O número de cabos submarinos metálicos continuou crescendo, mas ainda se limitavam à transmissão de mensagens telegráficas.
O cabo submarino coaxial surgiu em 1956 e permitiu acomunicação de várias pessoas ao mesmo tempo. No início dos anos 70, com o desenvolvimento do cabo óptico e a sua aplicação na comunicação submarina, este meio de transmissão tornou-se a melhor opção.
O primeiro sistema óptico, precursor dos sistemas de cabos submarinos atuais, foi implantado nas Ilhas Canárias em 1982. A era do cabo óptico submarino de longa distância teve início efetivamente em...
tracking img