Cabos submarinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1. Introdução 1
2. Histórico dos cabos Intercontinentais 2
3. Tecnoligias Empregadas 3
3.1. WDM (Wavelength Division Multiplexer) 3
3.2. Rede SDH (Synchronous Digital Hierarchy) 4
4. Cabos Existentes 4
4.1. Cabos utilizados hoje no Brasil 4
5. Conclusão 8
6. Referências 8



1. Introdução
No mundo moderno, fala-se muito a respeito da transmissão dedados de longa distância, devido a fenômenos como a globalização e a alta demanda de interconectividade entre as nações mais distantes. Para implementar essas soluções de transmissão de longa distância, tornando a mais eficaz e segura, temos o advento das Redes de Longa Distância, concebidas por meio dos satélites, que são as “vedetes” do assunto, mas principalmente por meio dos CabosIntercontinentais, ainda muito usados e longe de se tornarem obsoletos, graças a alguns fatores citados a seguir:
Menor custo – o custo enorme e a grande burocracia para se colocar um satélite no ar não chega nem perto do que se é necessário para um cabo de longa distância (o que não quer dizer que seja barato ou simples ter um cabo submarino, por exemplo);
Velocidade de Transmissão – a capacidade detransmissão usando a luz como meio propagador de informação (fibra ótica) ainda é bem mais elevada do que a capacidade de um satélite, que usa o ar como meio de propagação de sinal. E bem mais seguro também; Porém, os satélites se saem melhor quando o assunto é a comunicação por dispositivos móveis, como telefones celulares, principalmente em cenários de roaming internacional.
Neste trabalho,apresentaremos algumas das tecnologias mais usadas em matéria de cabos de longa distância, nos focando principalmente nos cabos submarinos ópticos existentes no Brasil e no mundo, as tecnologias empregadas e o que o futuro reserva para esta área.

2. Histórico dos cabos Intercontinentais
O primeiro cabo submarino de que se tem notícia foi um cabo telegráfico lançado em 1851 no Canal Inglês de Dover,embora essa data não seja confirmada por todos, havendo algumas divergências. Em 1858 foi lançado o primeiro cabo submarino metálico transatlântico interligando a América do Norte e a Inglaterra. O sistema era lento com uma largura de banda capaz de transportar apenas duas palavras por minuto. O primeiro cabo submarino transatlântico lançado com sucesso só correu em 1866. O número de cabossubmarinos metálicos continuou crescendo, mas ainda se limitavam à transmissão de mensagens telegráficas.
O cabo submarino coaxial surgiu em 1956 e permitiu a comunicação de várias pessoas ao mesmo tempo. No início dos anos 70, com o desenvolvimento do cabo óptico e a sua aplicação na comunicação submarina, este meio de transmissão tornou-se a melhor opção. O primeiro sistema óptico, precursor dossistemas de cabos submarinos atuais, foi implantado nas Ilhas Canárias em 1982. A era do cabo óptico submarino de longa distância teve início efetivamente em 1988 com o lançamento de um cabo óptico submarino transatlântico entre os oceanos Pacífico e Atlântico (interligando USA, França e Inglaterra) com capacidade de transmissão em massa. A primeira rede de fibra ótica projetada para utilização datécnica DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexer) foi implementada em 1988 e interligou os Estados Unidos com a Grã Bretanha, a Alemanha e a Holanda. Este cabo era associado ao sistema TAT-8 1 e elevou a capacidade de tráfego entre os EUA e a Europa para 20.000 circuitos de voz.
*O sistema TAT-8 é composto por dois subsistemas de transmissão digital a 280 Mbps e o espaçamento médio entre repetidoresé de aproximadamente 60Km, perfazendo um total de 125 repetidores. O cabo óptico submarino é composto por 3 pares de fibras monomodo (1par para cada subsistema duplex e 1 par de reserva) operando na região 1,3 mm.

3. Tecnoligias Empregadas
O lançamento de um cabo submarino é uma tarefa extremamente difícil e criteriosa. Envolve-se muitas etapas e pessoal para que o cabo não tenha...
tracking img