Cabos De A O E Alavancas Tabalho Elementos De M Quina

1479 palavras 6 páginas
Cabos de Aço

Cabo de aço foi inventado pelo alemão Wilhelm August Julius Albert em 1834. Na época era utilizado correntes nas minas de carvão, mas com o aumento da profundidade aumentava o tamanho da corrente, o próprio peso das correntes tornavam-se tão grandes que eram impraticáveis. Então Wilhelm August teve a ideia de trançar arrames, que resultou em menor peso e alta resistência. O cabo é formado por fios de aço, obtidos pelo processo de trefilação.
Os cabos de aço basicamente são arames torcidos, aonde o cabo central é denominado alma e os cabos em volta denominados pernas. Tem como objetivo ser flexível, resistente e seguro em suas utilizações. Para formar as pernas do cabo de aço, os arames são torcidas em conjunto formando o cabo de aço, já a quantidade de arames é determinado pela utilização do cabo de aço e também da construção e da composição dele. Já algum cabos de aço necessitam de uma torção especifica, a torção regular é a torção no sentido contrário a torção da perna, e a torção Lang, os arames que compõe a perna do cabo de aço giram no mesmo sentido da torção da perna, os cabos de aço que são fabricados sem acabamento superficial são chamados de cabos polidos, e com acabamento superficial de cabos galvanizados ele é revestido com uma liga de zinco para proteção contra a corrosão. Os arames tinham 3,5mm e uma resistência de 520N/mm². Para hoje em dia seriam fracos pois trabalhariam com 4 vezes esse valor, mas mesmo assim os cabos trabalharam bem e mostraram bons resultados, e são ótimos substitutos das correntes.

Fabricação

Primeiramente o fio de cabo de aço passa pela trefilação, onde o fio pode ter vários revestimentos dependendo da aplicação do mesmo, os principais são de: cobre, estanho e zinco. Com o menor teor de carbono possível.
Antes da trefilação o material passa pela laminação, onde ocorre a diminuição do diâmetro e aumento do comprimento.
Após, o material passar por um banho de insuflamento de ar,

Relacionados