Cabo verde

Páginas: 14 (3355 palavras) Publicado: 23 de janeiro de 2015
Cabo Verde
Cabo Verde foi descoberto pelos portugueses no ano de 1460. Há quem diga que povos Árabes já haviam estado nas ilhas a procura de sal que, na época, era considerada uma especiaria, mas não existem documentos que comprovem essa teoria.
O arquipélago de Cabo Verde tem uma área total de 4.033 km2. As águas territoriais de Cabo Verde ultrapassam os 600 mil km2, uma área muitíssimosuperior à dimensão do arquipélago. É um potencial de riquezas inesgotável. (Porton di nos Ilha, 2014).



Figura 1: Mapa da Republica de Cabo Verde
As suas ilhas são de origem vulcânica e têm, por isso, o relevo muito acidentado e um aspecto ressequido e árido. Na maior parte das ilhas predominam as paisagens montanhosas no interior, praticamente despidas de vegetação, alternando com vales maisexuberantes, onde se pratica a agricultura. O litoral é escarpado e de aparência inacessível. As ilhas do Sal, Boa Vista e Maio constituem uma excepção à regra; são planas, com longas praias de areia fina e água verde-esmeralda. (Porton di nos Ilha, 2014).
Cabo Verde é composto por um grupo de ilhas localizado na zona meridional do Atlântico Norte, ao largo do Senegal e da Mauritânia, entre osparalelos 14º e 18º Norte e meridianos 16º e 22º Oeste, aproximadamente a 500 km do continente africano. O arquipélago é constituído por dez ilhas, nove habitadas, e vários ilhéus desabitados, divididos em dois grupos, pela sua localização relativa aos ventos dominantes:
O grupo Barlavento, a norte, composto no sentido Oeste para Este pelas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (inabitada),São Nicolau, Sal e Boa Vista. Pertencem também a esse grupo os ilhéus de Branco e Raso, situados entre Santa Luzia e São Nicolau, o ilhéu dos Pássaros, ao largo da baía em frente à cidade do Mindelo, em São Vicente, o ilhéu de Rabo de Junco, na costa da ilha do Sal, e os ilhéus de Sal Rei e do Baluarte, na costa da ilha de Boa Vista;
O grupo Sotavento, a Sul, formado no sentido Este para Oestepelas ilhas do Maio, Santiago, Fogo e Brava. Pertencem ainda a este grupo o ilhéu de Santa Maria, localizado em frente à cidade da Praia, na ilha de Santiago, os ilhéus Grande, Rombo, Baixo, de Cima, do Rei, Luís Carneiro e Sapado, situados a aproximadamente 8 km da ilha Brava, e o ilhéu da Areia, junto à costa da mesma ilha. Exceptuando as ilhas planas do Sal, da Boavista e do Maio, as outras sãomontanhosas, íngremes e lavradas pela erosão. Todas as ilhas são de origem vulcânica, caracterizadas pela reduzida vegetação e estão localizadas geograficamente numa zona de transição entre os anticiclones intertropicais e as baixas pressões equatoriais, onde o efeito dos ventos alísios do Nordeste subsiste durante o ano inteiro. (Porton di nos Ilha, 2014).

As duas maiores ilhas são Santiago eSanto Antão, situadas, respectivamente, no Sudeste e no extremo Noroeste do arquipélago. A altitude máxima do arquipélago é de 2.829 metros e dá nome ao único vulcão activo no país, situado no Pico do Fogo, localidade da ilha do Fogo (14°57'N - 24°20'W). (Porton di nos Ilha, 2014).
A primeira ilha descoberta foi a ilha de Boa Vista, nome dado pelos portugueses em consequência do longo tempo quepermaneceram no mar, sem nenhuma referência de terra. Em seguida, foram chegando às outras ilhas, cujos nomes são de santos correspondentes aos dias nos quais aportaram. Assim eles chamaram Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Santiago. A ilha do Sal assim foi denominada por causa das grandes salinas existentes. A ilha de Maio por que chegaram no Mês de Maio; Fogo, por ter um vulcão,que se supõe estar em actividade, no momento da chegada dos descobridores. A ilha Brava, assim foi denominada, por causa do aspecto, um tanto quanto hostil. Como o arquipélago era desabitado, os portugueses deram início ao povoamento. Foi povoado por arquipélagos nativos da costa ocidental da África, genoveses e portugueses. (Porton di nos Ilha, 2014).
Por ocupar uma situação privilegiada, na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cabo verde
  • cabo verde
  • cultura de cabo de cabo verde
  • Cabo Verde
  • Cabo Verde
  • cabo verde
  • cabo verde
  • cabo verde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!