Cabo par trançado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PAR TRANÇADO

O par trançado é o tipo de cabo de rede mais usado atualmente. No par trançado dois fios são enrolados em espiral. Um fio transmite o sinal e outro o terra do sinal. O fio que transmite o sinal é de uma cor e o terra dele tem a mesma cor e o branco. Então o terra do fio verde é o fio verde e branco. Os cabos mais comuns possuem dois ou quatro pares de fios, mas temos cabosque podem possuir de 25 até 100 pares. A transmissão em pares trançados pode ser tanto analógica quanto digital. Ele foi projetado originalmente para transmissões telefônicas analógicas.

Suas taxas de transmissão podem ir de alguns megabits por segundo até 1 gigabit por segundo. Geralmente um cabo par trançado pode chegar até várias dezenas de metros com uma taxa de transmissão de megabits porsegundo. Sua grande desvantagem é sua susceptibilidade a ruído.

PROTEÇÃO CONTRA RUÍDOS
O par trançado sem blindagem possui uma ótima proteção contra ruídos, usando uma técnica chamada cancelamento e não através de uma blindagem. Através dessa técnica, as informações circulam repetidas em dois fios, sendo que no segundo fio a informação possui a sua polaridade invertida, como mostra aFigura 01.

O Crosstalk, também conhecido por "linha cruzada", é um ruído que afeta meios de transmissão localizados próximo um ao outro. O sinal que passa em um condutor gera um campo eletromagnético em volta dele. Este campo eletromagnético pode afetar a transmissão que acontece em condutores próximos. No cabeamento TP um par que está transmitindo pode induzir o seu sinal em um par próximo.O sinal deste par próximo, dependendo do nível do ruído, pode ficar comprometido ao ponto de não ser mais compreendido forçando uma nova transmissão. Isto irá afetar seriamente a performance da rede visto que a retransmissão implica em mais tempo perdido para enviar o mesmo sinal.

A direção desse campo eletromagnético depende do sentido da corrente que está circulando no fio, isto é, se épositiva ou então negativa. No esquema usado pelo par trançado, como cada par transmite a mesma informação só que com a polaridade invertida, cada fio gera um campo eletromagnético de mesma intensidade mas em sentido contrário. Com isso, o campo eletromagnético gerado por um dos fios é anulado pelo campo eletromagnético gerado pelo outro fio.

[pic]
Além disso, como a informação é transmitidaduplicada, o receptor pode facilmente verificar se ela chegou ou não corrompida. Tudo o que circula em um dos fios deve existir no outro fio com intensidade igual, só que com a polaridade invertida. Com isso, aquilo que for diferente nos dois sinais é ruído e o receptor tem como facilmente identificá-lo e eliminá-lo.

Esta susceptibilidade ao Crosstalk é que faz com que os pares de fio sejamtrançados. O trançamento é proposital e visa atenuar os efeitos deste ruído.

TIPOS DE CABO DE PAR TRANÇADO

Existem basicamente dois tipos de cabo par trançado:

- Sem blindagem, também chamado UTP (Unshielded Twisted Pair) (UTP chato),

o UTP chato (UnderCarpet),

- Com blindagem, também chamado STP (Shielded Twisted Pair),

o Com blindagem externa, também chamadoSCTP (Screened Twisted Pair),

o Folheado, também chamado FTP (Foiled Twisted Pair – Par trançado com fita metalizada).

A diferença entre o UTP e STP é justamente a existência, no par trançado com blindagem, de uma malha em volta do cabo protegendo-o contra interferências eletromagnéticas.

Os SCTP apresentam uma melhor imunidade a interferências eletromagnéticas que os FTP. Emambos os cabos blindados existem um condutor de aterramento, também chamado de fio de drenagem, ligado à blindagem. Este condutor tem que ser aterrado em uma das extremidades do cabo para evitar que a blindagem funcione como uma antena e atraia as interferências que deveria reduzir. Ao usar cabos blindados é importante usar conectores que também possuam blindagem.

O par trançado mais...
tracking img