Cabloquino de Canidé

606 palavras 3 páginas
Caboclinhos Canindé de Camaragibe

Fundado em 10/02/1952, os Caboclinhos Canindé iniciou suas atividades como brincadeira de carnaval. Hoje tem uma estrutura e forma de pensar voltada à cultura, inserindo em seu contexto a educação. Tem projeto de um trabalho sustentável com a comunidade do Japão (Camaragibe - PE), local onde estão situados os caboclinhos. O grupo é composto por 120 integrantes. Tem uma característica muito específica de ser família: o pai dança, leva o filho, a esposa, etc.

Os instrumentos utilizados são: gaita, maracá e bombo.
Os ritmos variam entre guerra, perré e baião ou baiano. Os Caboclinhos é o bailado que tem o registro mais antigo, desde 1584, expresso no livro de Fernão Cardim. A dança é forte e requer um bom preparo físico. Há um colorido todo especial. Podemos dizer também que é uma dança que vem da Jurema, religião indígena, que hoje é tão cultuado nos terreiros afros.
Caboclinhos é uma dança folclórica executada durante o Carnaval, em Pernambuco, por grupos fantasiados de índios que, com vistosos cocares, adornos de pena na cinta e nos tornozelos, colares, representam cenas de caça e combate.
Os instrumentos musicais são a gaita (flauta de apito ou pífano), duas maracas de zinco ou flandre e um surdo (bombo)de zinco coberto com couro de bode em ambos os lados.
As preacas são instrumentos de marcação em forma de arco e flecha, produzindo um som seco, em harmonia com o surdo; também o apito para os caboclos de frente, que puxam o cordão, tanto dos homens como das mulheres.
Os ritmos são o perré (ou toré), guerra e baião, sendo o primeiro mais lento.
A dança é forte e rápida, exigindo destreza e desenvoltura dos participantes. Há passos em que se dança agachado, baixando-se e levantando-se rapidamente e ao mesmo tempo rodopiando, apoiando-se nas pontas dos pés e calcanhares, exigindo muita resistência física.
Os personagens do caboclinhos são:
Cacique e "cacica" (ou mãe da tribo), ambos usando tanga e

Relacionados