Cabine pintura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Atualmente a poluição representa um dos problemas ambientais que traz grandes preocupações para as indústrias, as quais são responsáveis pela produção exorbitante de lixo industrial.
O destino do lixo industrial muitas vezes são os aterros industriais os quais poluem o subsolo com o chorume, substância de cor escura e com cheiro desagradável devido à decomposição demateriais orgânicos. No caso das indústrias que produzem como lixo metais pesados, o problema agrava-se, pois esses metais podem infiltrar-se no lençol freático causando uma contaminação da água.
Um exemplo disso seria a produção da areia não segregada, que é a mistura da areia de moldagem com o ferro proveniente da fundição, o qual, contém metais pesados que prejudicam muito o meioambiente.
No presente trabalho será apresentada uma pesquisa sobre um processo que possa realizar a separação da areia não segregada, através de motores, peneira vibratória, eletroímã, entre outros equipamentos. Servindo de base para outros projetos que posteriormente, possam realizar essa tarefa com perfeição sem que haja riscos para a saúde humana.
Para que essa pesquisa possa tornar-sepossível, é necessário seguir uma metodologia que auxilie na resolução das tarefas e problemas. Uma ferramenta muito utilizada para isso é o ciclo PDCA, que consiste em planejar, executar, checar e agir corretivamente. Para este projeto o ciclo PDCA aplica-se apenas através da realização da pesquisa e elaboração do projeto, porém as etapas do desenvolvimento, checagem e ação corretiva não serãoaplicadas porque não será elaborada a máquina
A finalidade desse projeto seria justamente um estudo para uma melhor separação dos metais das outras impurezas, através de um processo de automação industrial. Dessa forma esses metais poderiam ser reutilizados pela própria indústria, ou vendidos a empresas especializadas em reciclagem de metais. A outra parte da areia não segregada (no caso aareia de moldagem) sofreria vários processos que a própria industria já realiza para que finalmente possa ser reutilizada.







1. JUSTIFICATIVA


A escolha do tema deve-se por uma grande preocupação, o meio ambiente, que tem sofrido constantemente com os métodos utilizados pelas indústrias devido ao descarte excessivo de resíduos provenientes da produção de peças, equipamentos eferramentas. Atualmente, realizam-se pesquisas para reutilização de materiais descartados, visando à redução de gastos e consequentemente o aumento do lucro. Este projeto tem a intenção de contribuir de forma ambiental e econômica para a indústria e a sociedade em geral.
Algumas metalúrgicas possuem casos de não reutilizarem materiais por não haver tal processo. Com este sendo desenvolvido, umagrande quantidade de resíduos poderiam ser reaproveitados no processo atual, evitando o desperdício. Assim não haveria mais a necessidade de gastos tão absurdos com transporte de resíduos para os aterros sanitários, locais onde são depositados finalmente o que, teoricamente, não serve mais para empresa ou indústria.


1.2 OBJETIVO GERAL


-Propor um processo automatizado para a separação dosmetais de outros resíduos presentes na areia não segregada antes que este chegue ao depósito;

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Estudo do processo atual;

-Estudo das possíveis soluções e escolha da solução adequada;

-Desenvolver pesquisa sobre equipamentos que serão utilizados no projeto;

-Elaborar um esboço do projeto final;

-Desenhar o esquema elétrico e pneumático;

-Escrever oprograma do CLP de acordo com o processo;



2 DESENVOLVIMENTO




2.1 REVISÃO DA LITERATURA



2.1.1 Motor Elétrico

Motor elétrico é um equipamento muito utilizado no ramo industrial, pois transforma energia elétrica em energia mecânica, conforme figura 1. Possui muitas vantagens, se comparado a outros tipos de motores como o motor hidráulico, motor híbrido, motor de...
tracking img