Cabeamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cabeamento Estruturado

A operacionalização de uma rede de computadores tem como objetivos básicos prover a comunicação confiável entre os vários sistemas de informação, melhorar o fluxo e acesso às informações, bem como agilizar a tomada de decisões administrativas e facilitar a comunicação dos usuários dentro das empresas e entre as empresas, seus clientes, parceiros e fornecedores.Dessa maneira, podemos definir que uma das finalidades mais simples de uma rede de computadores é o compartilhamento das informações entre dois ou mais usuários. Entretanto, podem ser necessários compartilhamentos mais complexos e com grande tráfego de informações e, conseqüentemente, redes com diversos níveis de complexidade.
Atualmente, as redes de computadores se caracterizam pelavasta diversidade de alternativas tecnológicas disponíveis e muitas vezes necessários em termos de confiabilidade e capacidade dos meios de transmissão.
Uma rede estruturada é aquela projetada de forma a prover uma infra-instrutura que permita evolução e flexibilidade da arquitetura inicialmente elaborada. Ou seja, nenhuma infra-estrutura pode ser tida como definitiva quando analisada nocontexto geral, sendo uma opção inteligente adotar-se estruturas modulares que podem ser modificadas ou ampliadas conforme a necessidade.
A infra estrutura para o cabeamento estruturado representa o conjunto de equipamentos necessários ao encaminhamento e passagem dos cabos, eletrocalhas, eletrodutos, caixas de passagem, gabinetes, suportes de fixação, buchas, parafusos, etc.
A redeestruturada elimina a dispersão dos cabos destinados ao transporte dos sinais de dados na área de instalação, não permitindo a mistura com os demais cabos de eletricidade e controle, por exemplo, identificando os cabos e facilitando a manutenção. Dessa forma, garante a flexibilidade e facilidade de manutenção.
Com esta solução, é possível eliminar os cabos desnecessários, já que é feito umremanejamento na estrutura da rede.
Um ponto que deve ser observado ao se iniciar um projeto de cabeamento é a facilidade de uso e de manutenção do sistema, tanto pelos usuários quanto pelos administradores da rede. A rede deve conter os componentes necessários para oferecer com qualidade os serviços indispensáveis para os usuários mas também deve oportunizar a adição de novos componentescom o tempo.
Sempre devem ser analisados se no projeto existem fatores que possam limitar a flexibilidade do sistema. Alguns desses fatores podem ser:
• Número de Pontos limitado: Nesse caso é necessário deslocar fisicamente os pontos existentes quando ocorre uma mudança de layout, pois o número de pontos é geralmente associado ao número de usuários
• Utilização de Divisórias oumóveis modulares : Ao alterar o layout normalmente as divisórias e móveis são deslocados o que impossibilita o aproveitamento do cabeamento existente visto que o mesmo utiliza o mobiliário e as divisórias como infra-estrutura para passagem de cabos.
• Instalações Modulares: Assim como no item anterior, a instalação ou alteração de modulares pode vir a impossibilitar o aproveitamento docabeamento existente, já que será necessário utilizar o mobiliário como infra-instrutura para a passagem dos cabos.
Com isso, vimos que a estruturação das redes de dados e de telecomunicações dentro das empresas é um passo importante para que estas possam responder de forma rápida e eficaz às solicitações cada vez maiores de recursos de comunicação e, dentro dessa realidade, os sistemasestruturados destacam-se como uma solução economicamente viável e tecnicamente eficaz.


• Topologia de Rede
A topologia de uma rede descreve como é o layout do meio através do qual ocorre o tráfego de informações e também como os dispositivos estão conectados a ele. Refere-se ao relacionamento físico e lógico de cada nó da rede (cada ponto de conexão com a rede pode ser chamado de nó,...
tracking img