Cabeamento estruturado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O sistema de cabeamento estruturado foi construído para permitir o tráfego de todos os tipos de sinais elétricos (áudio, vídeo ou dados de telefonia). Esse sistema baseia-se na padronização de interfaces e meios de transmissão, de maneira que o cabeamento seja independente ao design do ambiente.
O cabeamento estruturado permite mudanças, manutenções e implementações de maneirabastante rápida, segura, eficiente e controlada. Tanto que é obrigatório seguir o padrão de identificação elaborado para administrar e documentar qualquer mudança de ocupação em um edifício comercial. O objetivo da padronização é evitar erros ou dúvidas relativas aos cabos, tomadas e posição de usuários.
O sistema de cabeamento estruturado é instalado por baixo de pisos, canaletas, dutos, dentreoutros. A vida útil deste sistema, se bem construído, é de no mínimo10 anos. Esse período equivale à média da vida útil de ambientes comerciais.
No total, o sistema de cabeamento estruturado é composto por 6 subsistemas, cada um com suas próprias especificações de instalação, desempenho e teste.


2. Desenvolvimento
2.1. Definição
Pode-se definir o cabeamento estruturado como um sistema baseadona padronização das interfaces e meios de transmissão, de modo a tornar o cabeamento independente da aplicação e do layout. O cabeamento estruturado descreve ainda os sistemas de rede interna e de campus e sua interconexão com a planta externa.
O cabeamento estruturado originou-se nos sistemas de cabeamento telefônico comerciais. Nesses sistemas, como os usuários mudam rotineiramente sua posiçãofísica no interior da edificação, existe a necessidade de constantes mudanças na infra-estrutura existente para adequar a rede interna a essas novas situações. Com o crescimento da demanda dos sistemas de telefonia e a crescente necessidade de transmissão de dados, vídeo e outros, as empresas e organizações perceberam que se tornava cada vez mais difícil acompanhar a velocidade dessas mudanças.Passaram então a estabelecer padrões próprios de cabeamento resultando numa vasta diversidade de topologias, tipos de cabos, padrões de ligação, etc.
A fusão de tecnologias tem mudado o modo como os ambientes de trabalho são concebidos. Atualmente existe uma forte tendência de interligação entre as redes de computadores e os diversos sistemas existentes (telefonia, CATV, de segurança,administração predial, etc). A infra-estrutura básica para a aplicação dessas tecnologias é o sistema de cabeamento estruturado, organizando e unificando as instalações de novas redes e novos sistemas de cabeamento em edificações comerciais e residenciais, tornando-se assim um sistema padrão para servir como referência no desenvolvimento de novos produtos e soluções para segmento de redes.
Este sistema éconcebido para integrar, no mesmo cabeamento, toda a rede de comunicação de voz, dados e imagem. Suporta ainda, todos os controles lógicos, como alarmes, sensores de temperatura, umidade, fumaça, entre outros. O Sistema de Cabeamento Estruturado é regido por normas internacionais, utilizando conectores padronizados, permitindo a conexão de qualquer equipamento em qualquer ponto do cabeamento. Essesistema influencia o funcionamento de toda a rede e sua confiabilidade e, por isso, é um dos métodos mais adequados para uma estrutura de rede local.
O projeto de cabeamento estruturado não é feito apenas para obedecer às normas de hoje, mas, também, para que esteja de conformidade com as tecnologias futuras, além de proporcionar grande flexibilidade de alterações e expansões do sistema.

2.2Origem
O cabeamento estruturado remonta as tecnologias de redes dos anos 80 quando empresas de telecomunicações e computação como AT&T, Dec e IBM criavam seus próprios sistemas de cabeamento proprietários.
Nos anos 90, o cabeamento estruturado teve um grande progresso com a introdução do cabo par trançado. Nesse sentido, a criação das normas EIA/TIA e ISO, ajudaram na padronização de cabos,...
tracking img