Cabeamento estruturado de acordo com a norma nbr 14565

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cabeamento estruturado de acordo com a norma NBR 14565


1. DEFINIÇÃO
Entende-se por rede interna estruturada aquela que é projetada de modo a prover uma infra-estrutura que permita evolução e flexibilidade para serviços de telecomunicações, sejam de voz, dados, imagens sonorização, controle de iluminação, sensores de fumaça, controle de acesso, sistema de segurança, controles ambientais(ar-condicionado e ventilação) e outros.

2. OBJETIVO DA NORMA NBR
O objetivo principal dessa norma era implementar um padrão genérico de cabeamento de telecomunicações a ser seguido por fornecedores diferentes, pois até então o cabeamento era definido pela empresa que o instalava, e cada empresa tinha seu modo de fazer.
Em janeiro de 1994 a EIA/TIA publicou EIA/TIA 568-A, revisada, que traziaespecificações para cabemaneto de categoria 4 e 5 (UTP – UNSHIELDED TWISTED PAIR).
Em 2001 foram publicados pelo EIA/TIA a EIA/TIA 568 – B. Norma esta que era dividida em três partes ( B.1, B.2, B.3). B.1 definia requisitos gerais, enquanto b.2 se concentrava em componentes de sistemas cabo de par trançado balanceado e b.3 tratava de sistemas de cabo de fibra óptica.
Devido ao grande avanço quecontinuou a acontecer na área de cabemaneto, as normas EIA/TIA 568-B rece+beram ao longo de sua vida útil dezenas de adendos. Com intuiito de sempre manter as normas atuais, ficou estabelecido pela ANSI ( American National Standards Institue) que as normas desenvolvidas por seus comitês sejam revisadas em prédios de 5 anos ( EM um certo momento o EIA deixou de existir, e o controle das normas ficou acargo do ANSI)
A idéia central do cabeamento estruturado é cabear todo o prédio de forma a colocar pontos de rede em todos os pontos onde eles possam ser necessários. Todos os cabos vão para um ponto central, onde ficam os switches e outros equipamentos de rede. Os pontos não precisam ficar necessariamente ativados, mas a instalação fica pronta para quando precisar ser usada. A idéia é que alongo prazo é mais barato instalar todo o cabeamento de uma vez, de preferência antes do local ser ocupado, do que ficar fazendo modificações cada vez que for preciso adicionar um novo ponto de rede.
Tudo começa com a sala de equipamento (equipment room), que é a área central da rede, onde ficam os servidores, switches e os roteadores principais. A idéia é que a sala de equipamento seja uma área deacesso restrito, onde os equipamentos fiquem fisicamente protegidos. Em um prédio, a sala de equipamento ficaria normalmente no andar térreo. Seria inviável puxar um cabo separado para cada um dos pontos de rede do prédio, indo da sala de equipamento até cada ponto de rede individual, por isso é criado um segundo nível hierárquico, representado pelos armários de telecomunicações(telecommunications closed).

3. MATERIAL UTILIZADO.

O armário de telecomunicações é um ponto de distribuição, de onde saem os cabos que vão até os pontos individuais. Normalmente é usado um rack, contendo todos os equipamentos, que é também instalado em uma sala ou em um armário de acesso restrito.
Além dos switches, um equipamento muito usado no armário de telecomunicações é o patch panel, ou painel deconexão. Ele é um intermediário entre as tomadas de parede e outros pontos de conexão e os switches da rede. Os cabos vindos dos pontos individuais são numerados e instalados em portas correspondentes do patch panel e as portas utilizadas são então ligadas aos switches:












Patch panel e detalhe dos conectores
Além de melhorarem a organização doscabos, os patch panels permitem que você utilize um número muito maior de pontos de rede do que portas nos switches. A idéia é que você cabearia todo o escritório, ou todo o andar do prédio, deixando todas as tomadas ligadas ao patch-panel. Se for um escritório novo, provavelmente poucas das tomadas serão usadas de início, permitindo que você use um único switch. Conforme mais tomadas passarem a ser...
tracking img