Cabeçote de raio-x

OS COMPONENTES DE UM CABEÇOTE DE RAIO X
O que é, qual sua função e o material do mesmo.

SANTOS, MARÇO DE 2013.

Samantha Leite B5987E-0
Gisele ReisB8187-4
Evanice de Almeida B642JL-0
Juelita Cordeiro B8255G-9





OS COMPONENTES DE UM CABEÇOTE DE RAIO X
O que é, qual sua função e o material domesmo.

Figura 01: Ampola Cabeçote
(Fonte: Cidade de São Paulo – OLX)

Prof°: Luciano
RESUMO

O trabalho a seguir, se refere a um cabeçote de raio x, dentre os temas se relacionam:o que é um cabeçote, sua função, seu material e os componentes do mesmo.
O cabeçote integra todos os recursos para proporcionar qualidade e segurança as maquinas de raio x, além de permiteradiografias mais nítidas, com ótimo contraste e menor tempo de exposição, é revestido internamente com chumbo, possui câmara de expansão e bobinas de alta tensão  revestida com resina epoxy isolanteque aumenta a vida útil do aparelho. Os cabeçotes são fechados à vácuo em óleo com tratamento especial para elevação do coeficiente dielétrico.

INDICE

INTRODUÇÃO

1 – CABEÇOTE DE RAIO XComponente básico em qualquer equipamento de raio x. Invólucro fechado, que além de acoplar em seu interior o ânodo e o cátodo, tem a função básica de isolante elétrico e de suporteestrutural para o anodo e catodo, o sistema de encapsulamento serve para manter o vácuo no interior do tubo.  A presença de ar dentro do tubo é indesejável, pois, além de interferir na produção de raios x,permitiria que eletricidade percorresse o tubo, na forma de pequenos raios e centelhas, danificando o sistema.

Figura 2: Cabeçote de raio-X
(fonte: Radiologia Básica – Blog Sp)

1.1 – ÂNODO ECÁTODO
O ânodo é o eléctrodo de uma célula electroquímica onde se dá a oxidação de uma espécie química. Como a espécie que sofre oxidação perde electrões, o fluxo de electrões tem origem no...