Cabeça feita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS

.

ANDRÉIA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO.

PROJETO ESPORTIVO E CULTURAL

CABEÇA FEITA

BELÉM / PARÁ
2011

FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS

ANDRÉIA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO.

Trabalho apresentado para obtenção do Títulode Especialista em Projetos Sociais da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, tendo como orientadora a Professora Adriana Aviz.

BELÉM / PARÁ
2011

I - Apresentação

Este projeto tem como proposta contemplar crianças e adolescentes frequentadores da Igreja do Evangelho Quadrangular - Catedral da Família no Bairro do Guamá, com um trabalho experienciado com os grupos de faixasetárias entre 8 a 17 anos de idade em situação de risco social.
Tem como proposta auxiliar famílias oriundas do bairro do Guamá, no desenvolvimento integral de suas crianças e adolescentes, no sentido de complementar sua ação na área educativa, esportiva, arte-cultural e lazer, como também propiciar condições para novos caminhos, alicerçados por uma postura inovadora, valorizando o brincar, oprazer e a inclusão social.
Permitindo assim, a participação, a reflexão e a discussão na vivência das diversas variações de atividades esportivas (futsal, voleibol e basquetebol); arte-cultural (aeróbica e ballet) com a participação daqueles, que deverão ter a maior importância no processo: a criança, o adolescente, e a família, como parte primordial para o êxito do projeto.Segundo Santos “A família é a instituição basilar da sociedade sendo, desde os tempos antigos, considerada um elemento de grande importância na estrutura social”.
Essa proposta deverá ser carregada de significados e afetividade, pois a aprendizagem e o desenvolvimento humano necessitam do concreto para serem significativos. Precisamos resgatar o contato com o outro, vivenciandonossa corporeidade de forma completa, rompendo barreiras culturais e tecnológicas.

II - Justificativa

A Catedral da Família vê no bairro do Guamá um ambiente propicio para se trabalhar com crianças e adolescentes em situação de risco social, por ser um dos bairros mais populosos de Belém do Pará e com alto índice de violência contra crianças e adolescentes em situação de risco social.
OsParâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) citam a importância de um projeto educacional que desenvolva linguagens, códigos e tecnologias diversificadas, porém sabemos que isso será possível se oferecermos, as crianças e adolescentes, acesso aos recursos educativos, esportivos e culturais relevantes para a conquista da cidadania.
Para isso utilizaremos das diferentes linguagens: verbal, corporal,plástica, gráfica e temática como meio para produzir, expressar, interpretar e se comunicar.
A Catedral da Família ao utilizar projetos e programas que têm, como característica essa nova dinâmica, acredita na redução das desigualdades sociais, por meio de políticas públicas que assegurem a ampliação do acesso da comunidade a serviços públicos. No caso de projeto esportivo e arte cultural hápossibilidade de se abordar diferentes atividades, experiências, situações e contextos.
Neste sentido, pretende-se proporcionar através do projeto Cabeça Feita alternativas de lazer, esporte, educação e cultura em espaços poliesportivos que serão construídos em terreno já adquirido pela Igreja.

III - Objetivos

3.1 - Geral

▪ Diminuir através do intercâmbio esportivo e cultural amarginalização de crianças e adolescentes em situação de risco social no bairro do Guamá.

3.2 - Específicos

▪ Redimensionar o esporte coletivo na comunidade
▪ Proporcionar a comunidade evangélica entretenimento esportivo além de várias outras atividades culturais, tais como, dança, ginástica aeróbica e ballet.
▪ Descobrir talentos nas modalidades propostas....
tracking img