cabanagen no para

2507 palavras 11 páginas
Escola: mun. coronel Raimundo pereira Brasil.
Diretora: beatriz Fernandes.
Professora: edineide machado.
Aluna: Adriene santos Aguiar N° 0,3
Disciplina: estud. Amazônico.
Tema: cabanagem no Pará.
Turma: “A” data: /11/2013 Série: 8° ano

Trabalho de estud. Amazônico

Cabanagens no Pará

A Cabanagem no Pará

A Cabanagem (1835-1840) foi à revolta na qual os negros e índios se insurgiram contra a elite política e tomaram o poder no Pará (Brasil). Entre as causas da revolta encontram-se a extrema pobreza das populações humildes e a irrelevância política à qual a província foi relegada após a independência do Brasil.
A Cabanagem ocorreu durante o período regencial no Brasil. O Período regencial brasileiro (1831 - 1840) foi o intervalo político entre os mandatos imperiais da Família Imperial Brasileira, pois quando o Imperador Pedro I abdicou de seu trono, o herdeiro D. Pedro II não tinha idade suficiente para assumir o cargo. Devido à natureza do período e das revoltas e problemas internos, o período regencial foi um dos momentos mais conturbados do Império Brasileiro.
De cunho popular, contou com a participação de elementos das camadas média e alta da região, entre os quais se destacam os nomes do fazendeiro Félix Clemente Mal Cher e do seringueiro Eduardo Angelim.
Na Cabanagem negra e índios também se envolveram diretamente no evento, insurgindo-se contra a elite política no Pará. Dentre alguns líderes populares da Cabanagem esteve o negro Manuel Barbeiro, o negro liberto de apelido Patriota e o escravo Joaquim Antônio, que manifestavam idéias de igualdade social.
Cabanagem Foi uma revolta popular com ponto focal em Belém que envolveu a grande área ocupada pelo Pará, Amazonas, Roraima e Amapá onde, no último, ela quase põe em jogo a Integridade Nacional ao ser apoiada por franceses no Amapá.
O início da Cabanagem tem lugar com o pedido de afastamento do Comando das Armas do Pará do

Relacionados

  • cabanagen no para
    1126 palavras | 5 páginas
  • pedriodo regencial- algumas revoltas- resumo basico
    723 palavras | 3 páginas