Caatinga sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Iniciativas para o uso sustentável da Caatinga terão R$ 6 milhões

Recurso vai viabilizar eficiência energética e fortalecimento do manejo florestal na Caatinga

O Fundo Nacional de Meio Ambiente(FNMA) está com prazo aberto para receber projetos para a promoção de manejo florestal comunitário e familiar para a oferta de lenha de origem sustentável, eficiência energética na produção deinsumos para a construção civil, e projetos visando à difusão de tecnologias de construção de fogões mais eficientes em unidades residenciais.

 Os projetos devem ser encaminhados ao FNMA até 22 deagosto. Tendo em vista as características do Termo de Referência, as instituições proponentes devem ser chanceladas pelo Comitê da Reserva da Biosfera do Estado do Ceará, no caso dos projetos do BaixoJaguaribe, e pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera, no caso de projetos das Mesorregiões da Chapada do Araripe e Xingó. Em breve estarão publicadas na página eletrônica do FNMA(www.mma.gov.br/fnma) orientações para as instituições que pretendem se apresentar ao Comitê ou à Comissão como proponentes.

De acordo com a diretora do Fundo Nacional do Meio Ambiente do MMA, Ana Beatriz de Oliveira,o FNMA apoiará as instituições referendadas pelo Comitê e Conselho da Reserva da Biosfera na elaboração dos projetos por meio de oficina de capacitação. “A expectativa é que o resultado do processode seleção do Termo de Referência saia no dia 4 de outubro”.

 Recursos

 Os recursos destinados às ações promovidas e apresentadas por meio do Termo de Referência FNMA 01/2011, são do FundoSocioambiental da Caixa Econômica Federal, parceiro do FNMA nessa iniciativa. Serão investidos R$ 6 milhões nas três regiões em que as ações serão desenvolvidas– Baixo Jaguaribe no Ceará, Chapada do Araripeem Pernambuco, Piauí e Ceará e Messoregião do Xingó, abrangendo os estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia.

 Segundo o gerente Nacional de Meio Ambiente da Caixa, Jean Benevides, o uso...
tracking img