caaapa

15057 palavras 61 páginas
FACULDADE ALDEIA DE CARAPICUÍBA
Rosemar Aparecida Alves

Inclusão Escolar do Autismo

JACAREÍ
2013
Rosemar Aparecida Alves

Inclusão Escolar do Autismo

Monografia exigida para conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Deficiência Intelectual, pela Faculdade Aldeia de Carapicuíba, sob supervisão do Prof. Dr. João Tomaz de Oliveira.

JACAREÍ
2013

INCLUSÃO ESCOLAR DO AUTISMO

ROSEMAR APARECIDA ALVES

APROVADA EM _____/_____/______

BANCA EXAMINADORA

Prof. Dr. João Tomaz de Oliveira
COORDENADOR

Prof.
PROFESSOR

Prof. _____________________________.
SUPLENTE

A todos que me ajudaram nesta caminhada.

AGRADECIMENTOS

À Deus, pelo dom supremo da vida. Pelo refúgio, fortaleza e sabedoria nele encontrados nos momentos difíceis e decisivos; a meus amigos e familiares, aos mestres, pelos saberes relevantes e ao Coordenador Prof. Dr. João Tomaz de Oliveira.

“A Declaração de Salamanca ressalta como ponto principal de que nas escolas inclusivas todos os alunos aprendem juntos e que estas escolas devam criar mecanismos para que possam respeitar as necessidades diversas de seus alunos. O modelo de inclusão é uma proposta de ordem social cuja meta é incluir, desde o princípio, no ensino regular, aquela parcela da população, que historicamente já tem sido excluída.”

Declaração de Salamanca, 1994.
RESUMO

O autismo infantil é definido como transtorno global do desenvolvimento pela CID.10 e como transtorno autista pela DSM.IV, classificações nosológicas internacionais. Caracterizado

Relacionados