Ca e mg na cultura de feijão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE MATO GROSSO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT
-------------------------------------------------
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES “JANE VANINI”
-------------------------------------------------
INSTITUTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLÓGICAS
-------------------------------------------------
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA

Consequências do Ca++ e Mg++ na cultura de Feijão(Phaseolus vulgaris L.)

.
Discente: SOMA, W. K. M.;



CÁCERES/MT, OUTUBRO DE 2012.
INTRODUÇÃO
O feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.) é a espécie mais cultivada dentre as demais do gênero Phaseolus, considerando vários gêneros e espécies, onde é cultivado em 117 países em todo o mundo, com a produção em torno de 25,3 milhões de toneladas, em uma área de 26,9milhões de hectares, considerando apenas o gênero Phaseolus, em 2006, 67,3% (12,7 milhões de toneladas) foram originados de apenas 6 países, sendo o Brasil o maior produtor (18,2% da produção), (FAO, 2008 modificado de JUNIOR, 2008).
O feijão representa um dos mais importantes componentes na alimentação da população brasileira, sendo uma fonte de proteína importante para as classes mais carentes dapopulação.
No Brasil o feijoeiro vem deixando de ser considerada uma cultura de subsistência e se tornou uma das culturas mais rentáveis com o uso de alta tecnologia. Nesse caso, a nutrição mineral se destacou como um dos fatores mais importantes para o aumento da produtividade nas lavouras de feijão do Brasil.
Segundo Fageria, (1996) o feijoeiro é considerado uma cultura exigente emnutrientes, por ser extremamente sensível aos estresses ambientais, Roselem, (1994) considerou o feijoeiro uma planta muito exigente em nutrientes em função do pequeno e pouco profundo sistema radicular e ao seu ciclo curto.
Silva & Silveira, (2000) relataram que o feijoeiro é uma planta bastante exigente em nutrientes e, por possuir ciclo curto, necessita que eles estejam prontamente disponíveis nosmomentos de demanda, para não limitar a produtividade.
Assim levando em consideração estes conceitos e a baixa fertilidade dos solos brasileiros aonde conduzem o cultivo de feijoeiro, o uso adequado de calagem e adubação exercem papel importantíssimo no aumento da produtividade desta cultura, juntamente com outros fatores de produção.
A utilidade prática deste trabalho está no seu uso comoinstrumento orientador da adubação do feijoeiro e avaliação do estado nutricional das plantas. As informações apresentadas podem ser usadas para identificar ou verificar problemas nutricionais da cultura do feijoeiro, de forma que a deficiência de nutrientes possa ser corrigida com ênfase em Mg++ e Ca++.
EXIGÊNCIA NUTRICIONAL DO FEIJOEIRO
Para o crescimento e desenvolvimento normal, as plantasnecessitam de certos elementos químicos, que são conhecidos como nutrientes, ou seja são essenciais para o seu desenvolvimento. Temos treze elementos essenciais para as plantas, que se classificam de acordo com a proporção absorvida pelos vegetais em dois grupos, os macronutrientes: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S). E os micronutrientes são: boro (B),cloro (Cl), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo) zinco (Zn), segundo Vieira, (2006) para algumas espécies como o feijoeiro e a soja o cobalto (Co) também é necessário.
Segundo Fageria, (1996) a exigência nutricional de uma cultura varia de acordo com a sua capacidade produtiva, cultivar, fertilidade do solo, irrigação e condições ambientais.
Sendo o feijoeiro considerado umaplanta de alta exigência de nutrientes ele necessita que os nutrientes estejam á sua disponibilidade quando necessário. Vieira, (2006) destacou que a disponibilidade de nutrientes logo após a germinação é essencial para o estabelecimento da cultura, pois qualquer limitação no suprimento dos nutrientes, no período após a germinação da semente, atrasa e diminui a formação de raízes, comprometendo assim...
tracking img