Caça ao erro

Páginas: 2 (437 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
Nome:_______________________________________________________ Data:___/___/___

* O texto que se segue tem erros. Encontre-os, sublinhe-os e corrija-os, para que o texto fique correcto e comsentido.
TEXTO

ISTÓRIA DO COMPADRE RICO E DO COMPADRE POBRE
Muravam numa aldeia dois compádres. Um era pobre e o outro rico, mas muito mizerável. Naquela terra era uzo todos quantos matavam porco darum lombo au abade. O compadre rico, que queria matar o porco sem ter de dar o lombo, lamentou-se ao pobre, dizendo mal de tal uzo. Este deu-lhe de concelho que mata-se o porco e o dependurasse noquintal, recolhendo-o de madrugada, para depois dizer que lho tinham roubado.
Ficou muito contente com aquela ideia e seguiu há risca o que o compadre pobre lhe tinha dito. Depois deitousse com tençãode ir de madrugada ao quintal boscar o porco. Mas o compadre pobre, que era ispertalhão, foi lá de noite e roubou-lho. No dia seginte, quando o rico deu pela falta do porco, correu a casa do compadrepobre e muinto aflito contou-lhe o aconteçido. Este, fazendo-se desentendido, dizia-lhe: Assim, compadre! Bravo! Muito bem, muito bem! É assim que à de dizer para se isquivar de dar o lombo ao abade!O rico cada vez teimava mais ser çerto terem-lhe roubado o pôrco; e o pobre cada vez se rria mais, até que aquele saiu dezesperádo, porque não o entendiam.
O que roubou o pôrco ficou muito contente edisse à mulher: Olha, mulher, desta maneira também avemos de arrainjar vinho. Tu às de ir a currer e a xorar para caza do compadre, finjindo que eu te quero bater; lévas um odre debaicho do facto, ecuando çentires a minha vós, fojes para a adega do compadre e enquanto eu estou falando com ele, enxes o odre de vinho e fojes pela outra porta para caza. A molher, finjindo-se muito aflita, correupara casa do compadre, pedindo que lhe acudi-se, porque o marido a queria matar. Nisto ouviu a vós do marido e curreu para a adega do compadre, e encuanto este tentava acalmarlhe a ira, enxia ela o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caca
  • caca
  • caca
  • Caca
  • Caça
  • caca
  • Cacá
  • cacas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!