C6nferencia de berlim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A conferência de Berlim e o reino do Congo
Em Portugal e a Inglaterra assumiram um tratado sobre o Congo, Franco Belga a quem mas tarde se juntou a Alemanha logo reagiu. Paralelo 8 oterritório do Ambriz Soyo e Cabinda a Inglaterra reconheceu os direitos de Portugal , mas não permitia que promovesse a ocupação efectiva desses territórios em virtude as reservas, e diferençasDiplomáticas .
Na costa Norte e nas margens do rio Zaire, havia feitorias Portuguesas numerosas e Estrangeiras. Estes factos deram origem a várias contestações. Diziam os Portugueses comdireitos históricos sobre as duas margens do rio Zaire, mas tais direitos foram contestados pela Bélgica, pela Inglaterra e a França. Foi este facto que provocou a conferência de Berlimconvocada completamente pela Franca e Alemanha nas pessoas do 1º Ministro Francês Jules Ferry e dos Supremo Alemão Bismark reunidos entre 15 de de Novembro de 1884 e 26 de Fevereiro de 1885 napresença de 15 nações incluindo os Estados unidos e Turquia sob o protesto de resolver o problema do Congo.
Nela foi reconhecida o Estado livre do Congo Belga, uma criação do rei Leopardo II Reida Bélgica apartir do antigo reino do Congo. Este reino foi retalhado pelos Portugueses franceses e Belgas.
Foram firmados as regras para a supressão da Escravatura e criou-se o conceitoocupação efectiva; que exigia dos Colonizadores a existência uma autoridade suficiente para fazer respeitar os direitos adquiridos.
Na conferência, cujo o acto geral foi assinado a 26 dFevereiro de 1885; foi entregue administração Portuguesa. Angola com as fronteiras já estabelecidas entre os paralelos 5, 1725 de latitude sul; incluindo a margem esquerda do rio Zaire e o enclavede Cabinda em conferência da administração Belga e para ter acesso ao mar foi entregue ao Congo Belga incluindo as regiões de Matade, Boma, e Bahama e a margem direita do rio Zaire.
tracking img