C06038

1185 palavras 5 páginas
VÍDEO - RECURSO PEDAGÓGICO QUE CONQUISTA PELO OLHAR

Maria Edilma Travensoli Silveira1

O Projeto VÍDEO – RECURSO PEDAGÓGICO QUE CONQUISTA PELO OLHAR, da Secretaria Municipal de Ponta Grossa, Paraná foi implantado em 2002, com a revitalização da videoteca da Secretaria Municipal de Educação, do Programa TV Escola do MEC, essa proposta de trabalho, surgiu com o objetivo incentivar os professores da Rede Municipal de Ensino a utilizar o vídeo na tentativa de conquistar o aluno pelo olhar, visto que, no mundo em que vivemos a TV é um meio de comunicação muito presente na vida dos alunos e da comunidade escolar, por ser um equipamento acessível e muito utilizado.
Acredita-se que a sala de aula é um ambiente privilegiado, no qual se aprende o caminho do sucesso, da arte de bem viver e conviver, nesse sentido é necessário ousar cada vez mais, tornando este espaço um lugar propício para aprendizagem. Assim, é fundamental conquistar esse público de maneira que o ensino-aprendizagem se torne um momento de prazer, acompanhado da evolução dos tempos, incorporando cada vez mais as novas tecnologias ao trabalho. Enfrentar o novo, conhecer; quebrar tabus, enfrentar desafios e anular resistências, é permitir que os alunos alçassem vôos através da imaginação, do conhecimento e da pesquisa. Embora a TV e o vídeo, já façam parte do processo educativo, poucos são utilizados pelos professores no dia a dia da sala de aula.
Acredita-se que esse espaço é um ambiente, no qual se aprende o caminho do sucesso da arte de bem viver e conviver. Local privilegiado, por estar na vanguarda e não na retaguarda da história. Neste contexto educativo se insere a TV e o Vídeo, porém, não dispensa a presença do professor. Aprende-se ouvindo (aula expositiva), aprende-se mais ainda vendo e ouvindo, ao mesmo tempo. O ver, juntamente com o ouvir, traduzindo, num fazer grupal, permitirá mais facilmente à aprendizagem. Assim, aprende-se ouvindo, mais ainda vendo e, melhor ainda fazendo. Dessa forma

Relacionados