C02014

7038 palavras 29 páginas
ESCOLA E PESQUISA: PROFESSORA, BIBLIOTECA E LIVRO DIDÁTICO
Lizete Shizue Bomura Maciel – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Silvia Pereira Gonzaga de Moraes – Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo
Este trabalho discute o resultado de uma investigação realizada sobre a atividade de pesquisa desenvolvida pelos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: a observação direta em uma biblioteca pública do município de Maringá, local utilizado pelos alunos para o desenvolvimento dos trabalhos solicitados pelas professoras; o questionário aplicado aos professores; e, a análise de alguns livros didáticos, a fim de se comparar se os trabalhos solicitados pelos professores acompanhavam os modelos “prescritos” nesses livros. Após a análise dos três instrumentos concluiu-se que a atividade de pesquisa escolar no ensino fundamental, no espaço e tempo desta investigação, não tem sido desenvolvida de acordo com os objetivos a propostos pelos professores, como atividade de aprofundamento da aprendizagem e nem mesmo inserção dos alunos no mundo da pesquisa científica.
Palavras Chave: atividade de pesquisa – biblioteca – trabalho escolar – prática pedagógica.

Escola e pesquisa: professora, biblioteca e livro didático
O trabalho, ora apresentado, visa a oferecer uma contribuição para o desenvolvimento da prática pedagógica do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental na atividade de pesquisa. Para tanto, propõe-se a discutir e encaminhar a compreensão do real sentido a ser atribuído a essa atividade utilizada maciçamente pelos professores, mas que se tem apresentado de forma esvaziada em seu conteúdo e em sua forma, pouco produtiva no processo de aprendizagem para o aluno.
Para pensar a pesquisa, enquanto uma atividade educativa, unidade formadora do aluno, torna-se necessário, primeiramente, para o professor buscar compreender o que é essa atividade. Segundo Oliveira (1993), a atividade é uma forma

Relacionados