Código de ética na podologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2312 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir apresenta alguns temas sobre a ética na podologia com o enfoque no Código de Ética do Podólogo, aborda a diferença entre Ética, Moral e Direito e faz breve reflexão do uso da Ética na profissão.


QUAL A FUNÇÃO DA PODOLOGIA

Os pés são os responsáveis pelo equilíbrio, pela sustentação e pela locomoção. No entanto, nem sempre recebem os merecidos cuidadospor suportarem, dia-a-dia, estas três árduas tarefas. Como se não bastasse o trabalho desgastante, há ainda, outros inimigos rotineiros: os calçados apertados, os saltos altos e os bicos finos. Calosidade, unha encravada, frieiras e micoses são algumas das patologias que o podólogo trata.
Apesar de ser recorrente desde as antigas civilizações, sóem 1957, a profissão passa a ser regulamentada como uma atividade afim da medicina, baseada na ética e nos cuidados com a saúde. A formação permite a atuação em clínicas, hospitais, serviços sociais, podendo agir nas associações e postos de saúde. Enquanto o pedicuro tem seu trabalho mais voltado à estética, o podólogo é o responsável pelos cuidados com as patologias dos pés.
As patologias sãoinúmeras. Umas raras, outras muito frequentes. Entre as mais comuns, estão as calosidades, os calos com núcleo, as verrugas, as micoses, as frieiras, joanetes e as famosas unhas encravadas. Algumas patologias são hereditárias, outras causadas pelos hábitos inadequados no trato com os pés, como o uso calçados pequenos e apertados, a falta de higienização, o corte das unhas feito de forma errada,ou até mesmo em função do trabalho, como as botinas que, devido umidade, causam frieiras.
A podologia dá capacidade para que se trabalhe e se tenha os mais diversos cuidados com os variados tipos e cuidados com os pés. Como exemplo disso, há o chamado "pé diabético", em função das características particulares que exigem uma atenção ainda maior. As pessoas com diabetes não devem ir à manicurepois, em caso de ferimento e, dependendo do estágio da diabetes, o corte não cicatrizará, causando uma lesão mais agressiva. Nesse caso, a função da podologia é a prevenção.
O nosso organismo tem seu mecanismo de defesa. As calosidades, bastante decorrentes do uso de rasteirinhas, são como uma resposta à forte pressão a que a sola do pé é exposta. O tratamento é simples: a queratina - material dacalosidade – é retirada com o bisturi e lixa.
No caso de granulomas, infecções evoluídas em unhas encravadas, o procedimento se dá com a retirada da pele grossa seguida da aplicação de cimento cirúrgico - auxiliar e acelerador da cicatrização. Para que a unha volte ao seu leito normal, utiliza-se bracket aqueles mesmos quadradinhos de metal dos aparelhos dentários, a função é levantar a unhaatravés da pressão.

ÉTICA , MORAL E DIREITO.

É extremamente importante saber diferenciar a Ética da Moral e do Direito. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.
Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humanas. Ambas, porém, se diferenciam.
A Moral estabeleceregras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.
O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis têm uma base territorial, elas valem apenas paraaquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. Alguns autores afirmam que o Direito é um subconjunto da Moral. Esta perspectiva pode gerar a conclusão de que toda a lei é moralmente aceitável. Inúmeras situações demonstram a existência de conflitos entre a Moral e o Direito. A desobediência civil ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate uma...
tracking img