Código de Ética do Técnico em Segurança do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERPRETAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

INTRODUÇÃO
Ética é uma palavra de origem grega “éthos”, que significa propriedade do caráter.
Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o outro.
Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.
Ética profissional é o conjunto de normas deconduta que formam a consciência do profissional, e representam imperativos para essa conduta.
Assim, ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
Código de ética profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seutrabalho.
O Código de ética profissional é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.

OBJETIVO
O Código de Ética Profissional do Técnico em Segurança do Trabalho, tem por objetivo, estabelecer a forma pela qual os Técnicos em Segurança do Trabalho devem conduzir suas atividades no exercício profissional.
ATIVIDADE PROFISSIONAL
As funções, quando no exercícioprofissional do Técnico em Segurança do Trabalho são definidas pela Portaria 33.275 de 21 de setembro de 1989.
Tal portaria foi definida pelo Ministério do Trabalho para definir as atividades do Técnico em Segurança do Trabalho, foi assinada pela então Ministra do Trabalho Dorothea Werneck.
Ela descreve as atividades dos Técnicos. Sendo elas:
- informar o empregador, através de parecertécnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização. Tais informações devem ser feitas por escrito, e divulgadas para as áreas envolvidas com critérios de acompanhamento dos resultados, adotando-se metodologia de desempenho na área de segurança e saúde no trabalho.

- informar os trabalhadores sobre os riscos da suaatividade, bem como as medidas de eliminação e neutralização, observando que o trabalhador deve ser treinado periodicamente (por meio de reciclagem) e informado sempre, devendo participar das atividades prevencionistas do seu posto de trabalho ou mesmo de todo processo produtivo.
Devem possuir o conhecimento dos riscos e as respectivas medidas de prevenção.

- analisar os métodos e os processos detrabalho e identificar os fatores de risco de acidentes de trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalho, propondo sua eliminação ou seu controle, sendo necessário processar levantamento dos riscos e registrá-los (cadastrar os riscos dos postos de trabalho). Devemos levar em conta os fatores ergonômicos, quantificar (medir) os agentesagressivos à saúde do trabalhador, encaminhar os resultados aos canais responsáveis pelas soluções e divulgar para os trabalhadores envolvidos. Elaborar critérios de acompanhamento à evolução dos trabalhos propostos.

- executar os procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avaliar os resultados alcançados, adequando-os às estratégias utilizadas de maneira a integrar o processo prevencionista emuma planificação, beneficiando o trabalhador, devendo ainda, elaborar procedimento de segurança, para os trabalhos e atividades diversos, tais como: Procedimento para prestadores de serviço, Procedimento para trabalhos em alturas, Procedimento sobre aquisição e uso de Equipamento de Proteção Individual - EPI's e outros. Criar mecanismos políticos e participativos para facilitar o cumprimentodesses procedimentos, motivando além da participação geral, o comprometimento e apoio da direção da empresa. É importante medir periodicamente a importância dessa prática.

- executar programas de prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho nos ambientes do trabalho, com a participação dos trabalhadores, acompanhando e avaliando os seus resultados, bem como sugerindo...
tracking img