Código de ética de 1993

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Ana Paula Santos











Atividade Coordenada Interdisciplinar I
Código de Ética de 1993Salvador
2011

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Ana Paula Santos








Atividade Coordenada Interdisciplinar I
Código de Ética de 1993Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Atividade Coordenada Interdisciplinar I do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Rita Nascimento e do(a)tutor(a) Prof. Luciana Silva de Jesus.






Salvador
2011


1 INTRODUÇÃO







O Código de Ética de 1993 foi fruto de um fértil e democrático debate da categoria, que estabeleceucomo valor central a liberdade, sinalizando, por seus princípios para uma direção social que busca a construção de uma nova ordem social. Para tanto, exigi-se uma atuação crítica e competência teóricados assistentes sociais de modo que possam desmistificar o cotidiano e suas relações reificadas pela sociedade capitalista, buscando através da ética, construir estratégias que superem os limitesimpostos à cidadania, tendo como objetivo a justiça social e a democracia, contudo, vale destacar a importância da interlocução deste Código com os demais mecanismo e instrumentos legais estabelecidos nasociedade e pela sociedade para maior abrangência e efetividade do mesmo.
O Código de Ética e o Projeto Ético-político profissional que regulamentou a profissão de Serviço Social e embasou todo oconteúdo teórico-prático para a formação profissional abriu portas para a efetivação plena da cidadania no campo das relações sociais dos indivíduos e reafirmou acima de tudo o papel tão importante doprofissional para a defesa intransigente dos direitos humanos e dos grupos socialmente excluídos e marginalizados das políticas públicas e direitos humanos. O código de ética reafirmou a postura que...
tracking img