O filme Napoleão relata a história de um general francês, sem comando, que foi aclamado, inicialmente pelos seus soldados, por se mostrar igual a estes na frente de batalha, logo conseguindo apoio da população.
O povo francês estava temeroso pela volta da monarquia. Foi quando um determinado grupo, formado pela alta burguesia francesa, aproveitando a reputação de Napoleão Bonaparte, decidiu propor uma mudança na forma de governo: o poder seria regido por três cônsules. O projeto foi negadopelos deputados. Então, temendo represália, Napoleão, que tinha o exército sob seu controle, liderou um golpe de estado que ficou conhecido como “Golpe do 18 Brumário”, cuja consequência foi a deposição do Diretório e a dissolução da Assembléia, sendo Napoleão nomeado Primeiro-Cônsul da França. A partir daí, iniciou-se, em 1799, a Era Napoleônica, que foi dividida em dois períodos: o Consulado e o Império.
No primeiro período, que foi de 1799 a 1804, Napoleão governou praticamente em um regimede ditadura, pois a capacidade decisória cabia exclusivamente a ele, podendo nomear os cargos mais importantes do Estado, como ministros, conselheiros e juízes, além de deter a iniciativa das leis. Apesar disso, a França vivenciou uma etapa de grande desenvolvimento econômico e estabilidade graças às medidas adotadas nessa fase, como a criação do Banco da França, de uma nova moeda, o Franco, a entrada em vigor de novas tarifas alfandegárias, fortalecendo a indústria nacional, a construção devárias escolas públicas, dentre outras, destacando-se, ainda, a criação do Código Civil Napoleônico.
Confiante de sua autoridade e visando fortalecer ainda mais seu poder, Napoleão consagra-se imperador, em 1804, por meio de um plebiscito, iniciando-se o segundo período de sua era, que se caracterizou não só por grandes conquistas territoriais, mas também pela instituição de toda uma legislação, tornando-se fundamental para o pensamento jurídico moderno e contemporâneo.
Sobressai-se, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). Código civil napoleônico. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/C%C3%B3digo-Civil-Napole%C3%B4nico/39970.html

MLA

"Código civil napoleônico" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/C%C3%B3digo-Civil-Napole%C3%B4nico/39970.html>.

MLA 7

"Código civil napoleônico." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/C%C3%B3digo-Civil-Napole%C3%B4nico/39970.html>.

CHICAGO

"Código civil napoleônico." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/C%C3%B3digo-Civil-Napole%C3%B4nico/39970.html.