Células tronco e o judaísmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução............................................................................................................4

I.O que são células-tronco?.................................................................................5

II. Visão do judaísmo...........................................................................................6

III. Ensaio sobre o judaísmo e ascélulas-tronco.................................................8

Considerações finais..........................................................................................12

Referências........................................................................................................13

Introdução

A mídia temapresentado extensivamente nessas semanas noticias sobre o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) referente a constitucionalidade da lei de Biosegurança que , entre outros temas permite a pesquisa com células-tronco embrionárias, para fins científicos. Objetivando a clonagem terapêutica utilizando embriões congelados por mais de 3 anos, que são descartados nas clinicas de fertilização quando nãointeressam para serem implantados.
Alem dessas questões existem as questões religiosas, a religião que está em destaque no Brasil é o catolicismo, pois o país é eminentemente católico. No entanto no Brasil também existem outras religiões que concordam e discordam quando se trata desse assunto. Uma dessas religiões é o judaísmo, e este trabalho vem proporcionar um melhor entendimento no quese diz respeito às idéias do judaísmo.
Foi feito um ensaio de pesquisa em campo, com cerca de 21 uma pessoas, adeptas do judaísmo, para podermos conceber a visão dos judeus se eles discordam ou concordam com a sua religião, e alem disso para mostrarmos que as visões mesmo em uma única doutrina não são uniformes. Mais isso não acontece apenas no judaísmo, isso também ocorre nas diversasreligiões.
Este trabalho vem mostrar como os judeus vêem as descobertas cientificas. De que como isso influencia e sua religião. Quais as restrições no que diz respeito a Torá, e de que forma os judeus lidam com essas questões de grande problematica.

I.O que são células-tronco?

Uma das descobertas promissora dos últimos tempos é também uma das mais polemicas no que se dizrespeito às diversas visões religiosas. Tais pesquisas são criticadas por se tratar de questões ligadas a “vida” ou a “interrupção dessa vida”. Essa descoberta são as células-troncos, também conhecidas como células-mãe ou células estaminais, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.
As células tronco são capazes de se dividir etransformar em qualquer célula do corpo humano é um verdadeiro “achado” da ciência, que se torna uma peça chave para grandes descobertas. Há dois tipos de células tronco encontradas naturalmente, existem as células embrionárias que são encontradas no embrião e as adultas que são encontradas na medula óssea, ou no sangue do cordão umbilical. Ate então apenas esses dois tipos de células eram deconhecimento dos cientistas, no entanto no final de 2007 cientistas conseguiram obter em laboratório um terceiro tipo, que seriam as células pluripotentes induzidas (também denominada de iPS na sigla em inglês), que no futuro poderão substituir as células embrionárias nas pesquisas de células tronco.
As células tronco embrionárias são ditas pelos cientistas como as mais eficientes, pois aindanão passaram por um processo de divisão. Essas células são derivadas da massa de células internas do embrião, quando está no estagio conhecido como blastocisto (é um estágio inicial do desenvolvimento embrionário, formado por uma camada de células denominada trofoblasto ou células trofobláticas que envolve o botão embrionário), de quatro a cinco dias após a fecundação. Elas são chamadas de...
tracking img