Célula eucariótica vegetal

Páginas: 5 (1112 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
Faculdade Santo Agostinho - FSA
Coordenação de Nutrição
Disciplina: Biologia Celular e Molecular
Professor: Wellington Santos

Célula Eucariótica Vegetal

Jefferson da Silva
Joyce Gomes
Francelino Carvalho
Jocélia Lima

Teresina, Setembro de 2011
Sumário

Introdução

A célula é um pequeno elemento autônomo de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica efuncional da constituição dos seres vivos. As células eucarióticas são organismos muito mais complexos do que as células procarióticas e distinguem-se destas pelo fato de possuírem o seu material genético organizado num compartimento, o núcleo, que se encontra separado do resto da célula por uma membrana plasmática.
É frequente dividir as células eucarióticas em duas categorias: as células animais eas células vegetais. As células vegetais possuem organelas similares aos das células animais, mas, no entanto possuem organelas únicas como a parede celular, os cloroplastos e vacúolos que embora em número inferior ás das células animais são de dimensões maiores.

Revisão de Literatura

O termo célula (do latim cellula, pequena cela) foi designado em 1665 pelo físico inglês Robert Hooke,inventor do microscópio, que, ao analisar a estrutura da cortiça, considerou-a semelhante às celas ou clausuras dos conventos. As células são consideradas as unidades estruturais e funcionais que constituem os organismos vivos. Nehemiah Grew, em 1671, descreveu os tecidos vegetais no livro Anatomia Vegetalium Inchoata, traduzido para o francês em 1675 e, em 1682, o resumiu em inglês, com o título TheAnatomy of Plants. Em 1831, Robert Brown descobriu o núcleo em células epidérmicas de orquídea. Poucos anos depois, em 1838, o botânico Matthias Schleiden, a partir de suas observações, afirmou que todos os tecidos vegetais eram formados por células. Um ano depois, o zoólogo Theodor Swann ampliou a observação de Schleiden para os animais, propondo a base da Teoria Celular, pela qual todos osorganismos vivos seriam formados por células. Já no século XX, na década de 40, as observações feitas em cromossomos de sementes de milho pela geneticista Barbara McClintock levaram à descoberta dos elementos de transposição, ampliando os conceitos para os estudos genéticos e possibilitando os avanços da engenharia genética vegetal. Assim, o conhecimento da célula vegetal tem possibilitado grandesavanços na história da Biologia. (Alberts, 2006)
A estrutura fundamental da parede celular é formada por microfibrilas de celulose, imersas em uma matriz contendo polissacarídeos não-celulósicos: hemiceluloses e pectinas. A microfibrila de celulose é uma estrutura filamentosa que tem cerca de 10 a 25 nm de diâmetro e comprimento indeterminado; é composta de 30 a 100 moléculas de celulose, que seunem paralelamente por meio de pontes de hidrogênio. Nas microfibrilas, em certas porções, as moléculas de celulose mostram um arranjo ordenado (estrutura micelar), que é responsável por sua propriedade cristalina e birrefringência. Muitas outras substâncias, orgânicas e inorgânicas, são encontradas nas paredes celulares em quantidades variáveis, dependendo do tipo de parede. Entre as substânciasorgânicas destacam-se a lignina, proteínas e lipídios. Como substâncias protéicas importantes têm-se a extensina, que dá rigidez à parede, e a α-expansina, que atua na expansão irreversível da parede, ou por quebra das pontes de hidrogênio entre as hemiceluloses e as microfibrilas de celulose ou, como parece mais provável, pela desestabilização das interações dos glicanosglicanos. São também comuns asenzimas peroxidases, fosfatases, endoglucanases, xiloglucano-endotransglicosilases e pectinases. Substâncias lipídicas como suberina, cutina e ceras tornam a parede celular impermeável à água. Dentre as substâncias inorgânicas podem ser citadas a sílica e os cristais. O vacúolo é uma estrutura característica da célula vegetal, em virtude da pressão exercida por esta organela, a fina camada de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Constituintes da célula eucariótica vegetal
  • celulas eucarioticas vegetais e animais
  • RELATÓRIO – CÉLULAS EUCARIÓTICAS VEGETAIS
  • Célula Eucariótica Vegetal e Cloroplastos...Confeccionando uma Célula
  • Células eucarióticas
  • A célula eucariótica
  • A celula eucariotica
  • Célula eucariótica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!