Câncer de mama

Páginas: 21 (5092 palavras) Publicado: 28 de março de 2011
Introdução
Os dados estatísticos apresentam o câncer de mama em primeiro lugar na incidência em mulheres nos parâmetros mundiais, conforme fonte GLOBOCAN 2002, IARC. Atingindo aproximadamente 1,2 milhões de casos e cerca de 400 mil mortes pela patologia apenas no ano de 2002, demonstrando a sua alta freqüência de ocorrência, mas de todos os casos enviados a biopsia 70% são benignos. Paracada 200 casos em mulheres, apenas 1 é registrado em homens.
No Brasil a estimativa para o ano de 2008 foi estabelecida, conforme o INCA, em cerca de 49.400 casos em uma taxa bruta de 50,71 casos para um contingente de 100.000 mulheres. No estado do Rio Grande do Sul a taxa bruta equivalente para o mesmo contingente é de 85,5 casos, atribuindo na estimativa 4.880 incidências. Para omunicípio de Passo Fundo, no período de 1996 a 2005, houve 141 casos de óbitos pelo câncer de mama, dos quais 139 eram mulheres, de acordo com a tendência estatística da patologia.
As revisões de dados foram efetuadas a partir de pesquisas em sites especializados de câncer, sites governamentais locais e revistas com artigos de referencia ao tema, o desenvolvimento principal baseado nos dados doINCA, revista Racine e boletim epidemiológico da prefeitura de Passo Fundo.
Os benefícios do trabalho e pesquisa sobre o câncer de mama trás a sociedade e ao paciente, fornecer informações de relevância e interesse publico, para a compreensão e maior conhecimento sobre a patologia, influenciando as mulheres a tomar precauções e a entender a natureza do câncer de mama, os cuidados e importânciaque devem ter sobre a enfermidade que assola as mulheres do mundo inteiro.

Característica do Câncer

As células normais, do corpo humano, se dividem de forma controlada, novas células são formadas para substituir células velhas ou danificadas. Em casos que a divisão celular possuem ou iniciam a característica de divisão e multiplicação em ciclos acelerados (neoplasia), em comparação comas células normais, criam uma massa, conhecida como tumor. Os tumores podem ser considerados como benigno ou maligno.
Tumores benignos são formados por células de aparência normais, por este fato não são considerados como câncer propriamente dito, entretanto tumores malignos podem se alastrar e invadir células de tecidos em suas proximidades, em sua massa mais densa no tumor maligno,células podem se desprender do tumor principal, acessar os vasos sanguineos ou sistema linfático e disseminar para outros órgãos e tecidos os vestígios cancerígenos do tumor maligno (metastização).

Conceito do Câncer de Mama

O tumor maligno originado na mama é chamado de câncer de mama, em caso da disseminação, dos vestígios cancerígenos originados na mama, destinar-se nos pulmões o mesmoserá tratado como “metástase pulmonar de câncer de mama” e não como câncer de pulmão. Os órgãos mais comuns da metástase do câncer de mama são os linfonodos (gânglios linfáticos), outros órgãos como pulmões, ossos, fígados e cérebro são comuns a metástase deste tumor.
Os termos gerais, apesar atribuído ao tumor maligno na mama a nomenclatura seja “câncer de mama”, não são todos semelhantesentre si, ou seja, há diferentes tipos de câncer de mama, pois derivam em sua composição de diferentes tipos de células anormais, além de poderem estar em diferentes pontos de localização da mama. Na maioria dos casos os cânceres de mama é originado em ductos lactíferos (secretores das glândulas mamárias), tratados neste caso como carcinomas ductais, uma pequena porcentagem tem origem nos lóbulos,declarados como carcinomas lobulares.
O câncer confinado dentro dos ductos dos lóbulos, considerado não invasivo ou câncer “in situ”, no caso de disseminação para outras partes do organismo ou crescer nos tecidos tangentes é qualificado como câncer invasivo.

Diagnostico
Quanto mais precoce for detectado o câncer de mama, maiores serão as chances de recuperação ou venha a se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cancer de mama
  • Cancer de mama
  • Cancer de mama
  • cancer de mama
  • Câncer de Mama
  • Cancer de mama
  • Câncer de mama
  • Câncer de mama

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!