Câmbio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CÂMBIO

1. Introdução
Câmbio é uma operação financeira que consiste em vender, trocar ou comprar valores em moedas de outros países ou papéis que representam moedas de outros países.
É a troca de moeda de um país pela do outro.
Já o contrato de Câmbio é definido como o instrumento especial firmado entre o vendedor e o comprador de moeda estrangeira, no qual se mencionam as característicasdas operações de câmbio e as condições sob as quais realizam (Consolidação das Normas Cambiais – Banco Central do Brasil).
A consolidação das Normas Cambiais, manual editado e atualizado pelo Banco Central do Brasil, é o documento legal em que estão enfeixadas as instruções para compra e venda de moeda estrangeira. O normativo é composto por capítulos e títulos.
2. Operações de Câmbio
A empresaque decide se dedicar ao comércio de exportação deve se preparar para absorver e adaptar-se a uma série de particularidades, dentre as quais destacam-se:
a) Distância geográfica;
b) Diferentes idiomas;
c) Usos e costumes existentes nos diferentes países;
d) Moedas;
e) A própria religião, que impõe certos procedimentos ou proibições a determinados produtos;
f) A forma de transportes e seguroou mesmo as condições usuais de pagamento dos compromissos e muitas outras peculiaridades.

O câmbio, que significa troca, tem um sentido especial nas operações de exportação, dada a necessidade que o exportador tem de converter, em moeda nacional, as diferentes, moedas ou divisas recebidas ao vender seus produtos ou serviços para o exterior.Para essa conversão, utiliza-se de um banco firmado umcontrato.
É uma operação rotineira nas atividades do exportador, obrigando-o a familiarizar-se com ela. Representado por um contrato que tem de um lado o exportador e do outro um banco credenciado a desenvolver essas operações, é composto de três fases bem definidas:
a) Contratação;
b) Negociações ou entrega;
c) Liquidação;
2.1 Contratação
A contração de câmbio, também conhecida comofechamento, é a primeira fase de uma operação cambial de exportação, consistindo na assinatura de um contrato junto a um banco autorizado a operar em câmbio.
A assinatura do contrato junto a um banco, de escolha do exportador, implica assumir o compromisso de negociar com um banco as divisas originadas da operação de exportação.
A operação cambial é financeira, razão pela qual caberá ao exportadordecidir sobre o momento mais adequado e o banco com o qual será concretizada.
A legislação vigente oferece ao exportador duas épocas bem definidas para a contratação:
a) Antes do embarque da mercadoria para o exterior;
b) Após o embarque da mercadoria para o exterior;
Ambas as alternativas têm como ponto de partida, ou marco zero, para contagem de seus prazos, a data de embarque da mercadoria parao exterior.
2.1.1 Antes do embarque
O exportado poderá optar pelo prazo de até 360 dias antes do embarque para realizar a contratação.
Ao decidir por essa alternativa, deverá conhecer algumas particularidades dentre as quais destacam-se:
a) Ao contratar o câmbio define-se para o exportador, o valor em moeda nacional da operação;
b) A taxa cambial desperta certo interesse nesta fase daexportação pelo fato de ser utilizada para determinar o valor em moeda nacional, que efetivamente reverterá para o exportador.
O exportador deve saber que a contratação antes do embarque da mercadoria para o exterior permite levantar os recursos financeiros em moeda nacional resultantes da contratação. Esta operação é conhecida por ACC – Adiantamento sobre Contrato de Câmbio.
2.1.2 Após o Embarque
Acontratação do câmbio, após o embarque da mercadoria para o exterior, deve respeitar o prazo fixado pelo Banco Central do Brasil, que é de até 180 dias e/ou 20 dias a contar do efetivo ingresso das divisas. Deve-se optar por essa alternativa após analisar as necessidades da empresa.

Deve-se considerar os seguintes pontos:
a) Maior ou menos necessidade de recursos financeiros, visto que a...
tracking img