Báscula da bacia - pilates

253 palavras 2 páginas
Báscula da bacia - Pilates

Ora boas. Quero expor e esclarecer uma temática que aos poucos tem ganho algum terreno no mundo do exercício e saúde. Disciplinas como o pilates e yoga têm ganho o seu espaço com todo o mérito.
Eu como professor de Pilates, procura sempre trabalhar 4 aspectos que a meu ver, são fundamentais para prevenir problemas articulares: força muscula, flexibilidade, mobilidade e consciência corporal.
A báscula da bacia, ou seja, movimentos de anteversão e retroversão é um exercício fulcral para a saude da coluna (lombar e não só) pois engloba a consciência e a mobilidade. Promove também maior fluidez nos tecidos e relaxamento dos musculos envolventes.
A anteversão da bacia é um movimento de rotação da anca de maneira a que a coluna lombar fique mais arqueada. Roda-se a anca avançando a parte superior da bacia, colocando o cóccix para trás. A retroversão por sua vez, é a anulação da curvatura lombar, levando o coccix para a frente, tal como está apresentado na imagem abaixo.

Pode-se fazer este movimento em pé, sentado, em quatro apoios ou deitado em decubito dorsal (de barriga para cima). Experimente fazer o movimento controladamente, sentindo o seu corpo sem pressas nem movimentos bruscos. Ao expirar, comece a baixar as costelas rodando a bacia levando a lombar a enostar no chão. Na inspiração faça o inverso: rode a bacia de maneira a que o cóccix vá de encontro com o colchão e tirando a lombar do colchão.
É um exercício simples e

Relacionados

  • Pilates
    51617 palavras | 207 páginas
  • O contexto das empresas: ambiente, tecnologia e estratégia
    47714 palavras | 191 páginas