BYOD - Bring your own device

Páginas: 8 (1822 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2014
BYOD - BRING YOUR OWN DEVICE

Fernando N. Deolino
Alexandre P. de Moraes
Jeferson Pereira
























RESUMO

Este artigo tem como objetivo descrever a tendência futura, as vantagens, desvantagens e os riscos legais do fenômeno chamado de BYOD (Bring Your Own Device). O funcionamento básico e conceitos de segurança serão apresentados. Atualmente existeminúmeros dispositivos que facilitam a atuação dos usuários em um ambiente corporativo. Teclado ergonômico, notebook com maior poder de processamento para as tarefas, um software que é não é homologado pela Empresa mas que agrega na execução das tarefas são exemplo das vantagens de se utilizar o conceito BYOD. O BYOD também está associado a mobilidade corporativa, um exemplo: atualmente o uso decadernos e canetas é comum em reuniões, a mobilidade corporativa auxilia no ganho tempo, pois tudo que era anotado nos cadernos, uma hora ou outra, implica na necessidade do retrabalho para transferir todas as informações para a estação de trabalho, uma consulta de informações em e-mails ou anotações, e a elaboração de atas de reuniões são exemplos típicos do ganho de tempo se combinados o seu usocom a mobilidade corporativa.


ABSTRACT

This article aims to describe the future trend, the advantages, disadvantages and legal risks of a phenomenon called BYOD (Bring Your Own Device). The basic operation and safety concepts will be presented. Currently there are numerous devices that facilitate the activities of users in a corporate environment. Ergonomic keyboard, notebook with moreprocessing power for tasks, software that is not approved by the Company but which aggregates the performance of the tasks are examples of the advantages of using the BYOD concept. The BYOD is also associated with enterprise mobility, an example: currently using notebooks and pens is common in meetings, enterprise mobility helps to gain time, because everything was written down in notebooks, one timeor another, implies the need for rework to transfer all the information to the workstation, a query of information in emails or notes, and preparing meeting minutes are typical examples of time savings if combined its use with enterprise mobility.

Palavras-chave: BYOD, Mobilidade, Vantagens, Desvantagens, Dispositivos

1. INTRODUÇÃO

BYOD não é um assunto novo, com a popularização dostablets e smartphones houve um grande movimento do uso de dispositivos pessoais no ambiente corporativo e consequentemente a extensão do ambiente corporativo para qualquer outro lugar. O ambiente de trabalho e a vida pessoal caminham juntos, muitos profissionais enviam ou respondem um e-mail em casa e também utilizam as redes sociais em no ambiente Home Office. Normalmente um funcionário leva para oambiente de trabalho tablete ou um notebook particular porque não dispõem no ambiente corporativo, ferramentas para resolver seus problemas pessoais.
Essa tendência facilita a vida do usuário, mas com isso são adicionadas novas ameaças e vulnerabilidades ao ambiente corporativo, por exemplo, com a utilização de um equipamento pessoal é fato que o funcionário poderá ter em seu dispositivo pessoalinformações confidenciais da empresa, esse fato irá gerar algum problema trabalhista no futuro? Outro exemplo, com quem ficaria o ônus para a manutenção do dispositivo pessoal, com a empresa ou com o funcionário? Mediante a esse cenário, os CIOs precisam repensar as questões referente a Segurança da Informação.


2. OBJETIVO

Este artigo tem o objetivo de exemplificar a viabilidade dautilização do BYOD no ambiente de empresas de diferentes perfis presentes no mercado atual e também como preparar o negócio de diferentes empresas para esta avalanche de dispositivos.
Um dos pontos polêmicos levantados é referente à segurança das informações geradas pela empresa pois, muitas vezes estas informações são críticas para o seu negócio e também por conter informações privilegiadas de seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • you gonna need some time, on your own
  • byod
  • BYOD
  • Byod
  • O que é BYOD
  • Byod
  • Byod
  • BYOD

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!