bxcfbdfb

2518 palavras 11 páginas
PROVA DE FÍSICA II
Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores não enunciados. Em caso de respostas numéricas, admita exatidão com um desvio inferior a 5 %. A aceleração da gravidade será considerada como g = 10 m/s².
01. A seqüência de fotos mostra um avião em procedimentos de pouso.
1.

Avião reduzindo a velocidade e perdendo altitude, mas ainda no nível das nuvens mais baixas.

2.

Avião aproximando-se da pista, com velocidade mais reduzida, e estendendo os flaps.

3.

Avião mais próximo do solo com velocidade menor ainda e estendendo mais ainda os flaps.

4.

Avião já na pista, freando e com os freios aerodinâmicos acionados. Os comentários seguintes associam os procedimentos descritos com

princípios

da

Física.

Um

deles

está

inteiramente correto. Identifique-o.
A) Os flaps estendidos (foto 2) aumentam a área das asas e provocam a diferença de pressão entre as partes inferior e superior, dando mais sustentação, necessária para a condição de menor velocidade no momento do pouso. Trata -se de uma aplicação da equação do tubo Venturi.
B) Os flaps estendidos (foto 2) aumentam a área das asas e a diferença das forças de empuxo entre as partes inferior e superior, dando mais sustentação, necessária para a condição de menor velocidade no momento do pouso. Trata -se de uma aplicação da equação de Bernoulli.
C) A extensão dos flaps e sua inclinação para baixo (nas fotos 3 e 4), têm como função alterar a forma da asa para diminuir a sustentação, conveniente no momento do pouso. Trata -se de uma aplicação da equação de Stevin.
D) A extensão dos flaps e sua inclinação para baixo (fotos 3 e 4) servem apenas para aumentar a resistência do ar e diminuir a velocidade nos instantes finais de aproximação para o pouso. Trata -se de uma aplicação do princípio de Arquimedes.

Relacionados