Bvhv

746 palavras 3 páginas
FICHAMENTO

Bibliografia:
ARIÉS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1978.
Objeto:
Na Idade Média, o primeiro nome já fora considerado uma designação muito imprecisa, e foi necessário completá-lo por um sobrenome de família, muitas vezes um nome de lugar. Agora, tornou-se conveniente acrescentar uma nova precisão, de caráter numérico, a idade. O sobrenome pertence ao mundo da tradição. A idade, é produto de um outro mundo, o da exatidão e do número. As pessoas sentiam necessidade de dar à vida familiar uma história, datando-a. Essa curiosa preocupação em datar, não aparecia apenas nos retratos, mas também nos objetos e nas mobílias.
Objetivos:
A história da infância integra as novas temáticas para analisar a construção do sentimento da infância ao longo do tempo.
Metodologia:
O capítulo que estudamos inicia comentando sobre a precisão que temos com relação a nossa idade e acontecimentos, fato que espantaria um homem do século XVI ou XVII, época na qual a identidade civil não tinha o peso e a importância existentes hoje. Porém, o nome já não era suficiente para a caracterização individual, então foi necessário anexar um sobrenome para servir como referência de lugar ou tradição de família. A importância da noção de idade começou a ser firmada quando reformadores religiosos impuseram essa condição a partir do séc. XVI, apesar de os dados mais exatos pertencerem ao século XVIII. Nessa mesma época encontram-se os retratos de família que continham registros da idade das pessoas, assim como registros das Histórias da família em diários, que relatavam casamentos, nascimentos, mortes e demais eventos significativos. Outro costume comum foi o de gravar nas mobílias, talheres, copos e demais objetos as iniciais de seus donos. As idades da vida eram comparadas com temas populares como signos do zodíaco e as quatro estações e correspondiam a etapas biológicas bem delimitadas e serviam de referência para indicar atividades,

Relacionados

  • Fuzzy
    49336 palavras | 198 páginas