Buzz marjeting e viral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIralBuzz Marketing e Viral: notoriedade sem gastar muito
Este é o terceiro post da série O Marketing e Seus Desdobramentos. Hoje, trataremos sobre dois dos desdobramentos mais utilizadosatualmente: o Buzz Marketing e o Marketing Viral. Acompanhe o texto e saiba por que isso acontece.
A tradução literal da palavra Buzz é zumbido, susurro, murmuro. Tendo em vista estes significados, o objetivodo Buzz Marketing é disseminar, da melhor maneira possível, ideias, novidades, conceitos etc. através do boca a boca, gerando notoriedade com a utilização de poucos recursos financeiros.
A palavraViral, como todos sabem, vem de vírus, e é empregada no Marketing para descrever a maneira como a informação é difundida: passa rapidamente, de uma pessoa para a outra, sem critérios de escolha. Asações de Marketing Viral ocorrem, frequentemente, através das Mídias Sociais (e-mails e vídeos que se espalham rapidamente, mensagens enviadas pelo Orkut, Facebook, Twitter, MSN…), criando rumores, boatose fofocas sobre determinado assunto.
Diferença entre Buzz Marketing e Marketing Viral
Na prática do Buzz Marketing, são utilizados formadores de opinião para espalhar a informação ou notícia. Ouseja, a divulgação é planejada e os alvos são estrategicamente escolhidos. Por exemplo, para espalhar uma novidade, uma grife de maquiagens pode pesquisar blogues famosos que falem sobre beleza, estéticae maquiagem, entrar em contato com os (as) blogueiros (as) e divulgar seus produtos lá. Inclusive, oferecer amostras do produto para que eles (as) experimentem e depois coloquem suas opiniões nos posts.No caso do Marketing Viral, pode até haver planejamento, mas a divulgação ocorre mais espontaneamente. Ou seja, tanto um vídeo produzido por fabricantes de marcas famosas, como Dove e Coca-Cola – quefazem peças bem elaboradas e criativas -, quanto os conhecidos Virais caseiros, como  “Pedro, me dá meu chip!”, “Tapa na Pantera” e “As Árvores Somos Nozes” podem fazer sucesso ou não....
tracking img