Business plain e-commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como a compra coletiva beneficia os participantes
Além da Internet, existe outra forte razão para o sucesso do sistema de compra coletiva: como toda boa idéia ele é simples e benéfico para todos que fazem parte do sistema: o comprador, o comerciante e o site de compra coletiva. Vejamos quais são os principais benefícios para cada um dos participantes .
Comprador. A possibilidade de adquirir osprodutos que deseja com descontos que podem chegar a 80% do valor do bem adquirido.
Comerciante. Alcançar rapidamente um grande volume de clientes, muitos dos quais poderão retornar.
Site de compra coletiva. Ter um bom lucro, ficando com até 50% da receita obtida na venda do produto.
É claro que existem outros aspectos relacionados ao negócio e que podem alterar o quadro acima, mas o fato é queo sistema de compra coletiva é de maneira geral benéfico para os participantes, para o comércio eletrônico e físico e para a sociedade com um todo na medida em que faz a roda da economia girar de forma mais acelerada e lucrativa.

Viabilidade da compra coletiva para os novos players

O modelo de negócios utilizado pelos sites de compra coletiva é o de corretagem, uma vez que o site tem comoobjetivo aproximar o consumidor do anunciante, facilitar a transação e receber uma comissão por esse serviço. Eu tenho recebido muitas consultas sobre a perspectiva desse novo segmento de negócios e, devido às razões citadas acima, acredito que a compra coletiva veio para ficar, mas é importante ressaltar alguns fatos que tornam o risco para o investidor expressivo. Em primeiro lugar o mercado jáestá ocupado por grandes e médios players. Um exemplo é a empresa Groupon, uma das primeiras a investir neste novo segmento nos Estados Unidos em 2008, com valor de mercado de cerca de 1,2 Bilhão de dólares, e que já está competindo no Brasil com a marca Clube Urbano. Além disso, mais de cem empresas já estão estabelecidas e outros players, grandes e pequenos, continuam entrando. É fato que omercado brasileiro tem um grande potencial de crescimento, particularmente neste setor, mas isso não significa que esse grande volume de clientes vá se distribuir entre um grande número de players. O que geralmente ocorre no mercado eletrônico, após a consolidação de um segmento, é um forte líder seguido a distância por um grupo de concorrentes também com poder de fogo e uma quantidade maior depequenos que encontraram um diferencial competitivo que os permitiu atrair clientes. Uma possível estratégia para o pequeno empreendedor seria encontrar nichos específicos de produtos com forte demanda e focar exclusivamente nestes produtos. Assim a marca teria chance de ser conhecida pelo mercado como referencia em determinado nicho e sobreviver, ou ser comprada futuramente por um dos grandes players, oque também pode ser um excelente negócio.
 O grande fato positivo trazido pela compra coletiva é que esse sistema deve trazer mais consumidores para o e-commerce e impulsionar ainda mais o volume de compras que já cresce, no Brasil, a taxas entre 30% e 40% ao ano desde 2001.

Perfil do consumidor no sistema de compra coletiva

Dados do Instituto Ibope-Nielsen indicam que no mês de setembrocerca de 5,6 milhões de Internautas visitaram pelo menos um site de compra coletiva. Isso significa algo próximo a 10% dos usuários ativos da Internet , percentual expressivo para um segmento tão novo.  Segundo a pesquisa, o público desses sites é predominantemente masculino (53,8%) e a faixa etária de maior concentração é entre 25 a 34 anos (38,3%). Esses dados divergem dos dados de clientes desites de compra coletiva apresentados nos Estados Unidos onde a maioria absoluta é do sexo feminino e a faixa etária predominante é de jovens de 18 a 34 anos. Por outro lado, são compatíveis com o perfil do consumidor on-line brasileiro, de faixa etária próxima a detectada pela pesquisa e que até há pouco tempo era também majoritariamente masculino. 

O que motiva a compra coletiva

A compra...
tracking img