Business intelligence

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Business Intelligence, que pode ser traduzido como Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial, é um conjunto de metodologias de gestão implementadas através de ferramentas de software, cuja função é proporcionar ganhos nos processos decisórios gerenciais e da alta administração das organizações. Baseando-se principalmente na capacidade analítica das ferramentas que integram em um sólugar todas as informações necessárias ao processo decisório.
O termo Business Intelligence foi criado pelo Gartner Group (consultoria de pesquisa de mercador na área de tecnologia da informação) nos anos 80, mas há milhares de anos atrás, Fenícios, Persas, Egípcios e outros Orientais já faziam, a seu modo, Business Intelligence, ou seja, cruzavam informações provenientes da natureza, tais comocomportamento das marés, períodos de seca e de chuvas, posição dos astros, para tomar decisões que permitissem a melhoria de vida de suas comunidades.
Tipicamente as organizações recolhem informações a fim de avaliar o ambiente de negócio, e converter campos como pesquisa de marketing, pesquisa de indústria e mercado, e analise de competidores. Organizações competitivas acumulam business intelligencea fim de obter vantagens competitivas sustentáveis, e podem considerar inteligência como um núcleo de competência valioso em algumas instâncias.
Pessoas envolvidas em processos de business intelligence podem usar aplicações de software e outras tecnologias para recolher, armazenar, analisar, e prover acesso ao dado. Alguns observadores consideram BI como o processo de transformar dados eminformação e posteriormente em conhecimento. Ferramentas de software ajudam pessoas a tomarem “melhores” decisões de negócios através de informações precisas, atuais, e relevantes disponíveis quando elas assim necessitarem.
Geralmente, coletores de BI recolhem suas informações primarias de fontes internas ao negócio. Tais fontes ajudam os responsáveis por tomarem as decisões a entender quão bem elesagiram. Fontes secundárias de informações são formadas pelas necessidades dos clientes, processos de tomada de decisão dos clientes, a competição e as pressões dos competidores, as condições das indústrias relevantes, e em geral as tendências econômicas, tecnológicas e culturais.
Nos negócios modernos, os padrões, a automação, e as tecnologias crescentes conduziram para que cada vez mais dadosfossem disponibilizados. Sendo assim necessário o uso de ferramentas de BI como tecnologias de Data Warehouse possui um conjunto de repositórios para armazenar esses dados. ETL melhoradas e recentemente Enterprise Application Integration tem aumentado a velocidade de coleta de dados. OLAP mostra tecnologias que tem permitido gerar novos relatórios mais rapidamente que analisam os dados. BusinessIntelligence tem se tornado a arte de tratar grandes quantidades de dados, extraindo informações e transformando esta informação em conhecimento de ação.
Data warehouse
Entende-se data warehouse como um sistema computacional responsável por armazenar informação relativa as atividades de uma organização em banco dados, de forma consolidada. A estrutura da base de dados favorece para que possam serfeitos relatórios e análise de grandes volumes de dados e assim obter informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão.
O data warehouse possibilita a análise de grandes volumes de dados, armazenados em sistemas transacionais. Essas análises são chamadas de séries históricas que possibilitam uma melhor análise de eventos passados para a tomada de decisões presentes e a previsão deeventos futuros. Pela sua capacidade de sumarizar grandes volumes de dados e de possibilitar análises os data warehouses são atualmente o núcleo dos sistemas de informação gerenciais e apoio à decisão das principais soluções de business intelligence do mercado.
OLAP
As ferramentas OLAP são geralmente desenvolvidas para trabalhar com bancos de dados de-normalizados, embora existam ferramentas que...
tracking img