Business intelligence

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Substitutivo - Business Intelligence
Professor: Elcio Borges
ALUNO: CARLOS EDUARDO N. ARAUJO
RM: 37.586 - 14 ERP
BI de Resultados
CIOs demonstram grande preocupação com projetosde Business Intelligence. Alguns comemoram a implementação, outros não obtiveram tanto sucesso como gostariam. Dos que tiveram êxito, encontramos empresas como: BSH Continental, Indiana Seguros,Medley, Grupo Martins e Telefônica. As implementações no Brasil de maior sucesso estão nos segmentos bancário e operadoras de telecomunicações.
Os êxitos ocorrem principalmente em empresas que possuem osdados brutos bem desenhados. Em BI há duas preocupações interdependentes que são: o mundo transacional (OLTP – Online Transaction Processing) e o mundo Analítico (OLAP – Online Analytical Processing).O primeiro é direcionado a transações, operação da empresa e o segundo direcionado à análises, gestão/suporte à decisão.
Se a visão analítica for bem formatada, o usuário final terá condições natomada de decisões, com maior acerto. Não adianta uma quantidade enorme de controles de performance, o mais indicado é que haja foco no que trouxer maior resultado. A visão analítica de qualidade,propicia um melhor cruzamento das informações, pode produzir resultado multidimensional, mais popularmente conhecido como cubo, com visão por linha de produto, cliente, região e desenhados numa linha detempo qualquer. Através de Star Schema ou esquema estrela, que é o arranjo dos dados em forma de diagrama em torno de uma grande tabela (fatos), rodeada de outras tabelas menores, chamadas dimensões.Muito mais simples com dados organizados estabelecer inter-relações entre os dados.
BI é assunto sério para empresas como a fabricante de eletrodomésticos BSH Continental. Quando optaram por substituiro ERP para SAP, adequando-se à matriz alemã; compraram no pacote de módulos o BW também, que trata-se do módulo de BI da SAP. O surpreendente dessa história é que já possuíam outra ferramenta de...
tracking img