Business intelligence (inteligência de negócios)

Páginas: 12 (2863 palavras) Publicado: 4 de maio de 2011
Business Intelligence (Inteligência de Negócios)
Definição:
Business Inteligence é um termo “guarda-chuva que inclui arquiteturas, ferramentas, banco de dados, aplicações e metodologias. È uma expressão livre de conteúdo, portanto, significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Os principais objetivos do BI são permitir o acesso interativo aos dados (às vezes, em tempo real), proporcionara manipulação desses dados e fornecer aos gerentes e analistas de negócios a capacidade de realizar a analise adequada. Ao analisarem dados, situações e desempenhos históricos e atuais, os tomadores de decisão conseguem valiosos insights que podem servir como base para decisões melhores e mais informadas. O processo de BI baseia-se na transformação de dados em informações, depois em decisões efinalmente em ações.
Processo Empresarial
A Inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group.
O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para aceder a dados e explorar informações (normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que lhes permiteincrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão (JFF).
As organizações tipicamente recolhem informações com a finalidade de avaliar o ambiente empresarial, completando estas informações com pesquisas de marketing, industriais e de mercado, além de análises competitivas.
Organizações competitivas acumulam "inteligência" à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva,podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados.
Geralmente, os coletores de BI obtêm as fontes primárias de informação dentro das suas empresas. Cada fonte ajuda quem tem que decidir a entender como o poderá fazer da forma mais correta possível.
As fontes secundárias de informações incluem as necessidades do consumidor, processo de decisão do cliente,pressões competitivas, condições industriais relevantes, aspectos econômicos e tecnológicos e tendências culturais.
Cada sistema de BI determina uma meta específica, tendo por base o objetivo organizacional ou a visão da empresa, existindo em ambos objetivos, sejam eles de longo ou curto prazo.
Business Intelligence (BI) pode ser traduzido como inteligência de negócios, ou inteligênciaempresarial. Isto significa que é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação. Sendo assim, BI é uma tecnologia que permite às empresas transformar dados guardados nos seus sistemas em Informação qualitativa e importante para a tomada de decisão. Há uma forte tendência de que os produtos que compõem osistema de BI de uma empresa passem, isoladamente, a prover funções extras que auxiliem na tomada de decisões. Por exemplo, todos os sistemas que funcionam numa perspectiva de organização da informação. Sendo assim temos: ERP – Enterprise Resource Planning; CRM – Customer Relationship Manager.
Segundo Brent Frei, fundador da Onyx Software, “Customer Relationship Management (CRM) é um conjunto deprocessos e tecnologias que gerem relacionamentos com clientes efetivos e potenciais e com parceiros de negócios através do marketing, das vendas e dos serviços, independentemente do canal de comunicação”.
Ou seja, pode ser considerado como uma estratégia de gestão de negócios através da gestão dos relacionamentos com os clientes tendo em consideração o aumento do lucro e das vendas da empresa. Oobjetivo principal é claramente uniformizar processos que permitam o acesso à informação como forma de melhorar os negócios e o Marketing Relacional da empresa através do uso da tecnologia.
A globalização e a evolução da TI têm mudado radicalmente a forma como as empresas e os seus consumidores se relacionam. Os consumidores têm um leque de opções de produtos e serviços que há alguns anos não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Business intelligence
  • Business intelligence
  • Business intelligence
  • Business Intelligence
  • Business intelligence
  • Business Intelligence
  • Business Intelligence
  • Business intelligence

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!