Buscando o crescimento integral da igreja: aspectos sobre uma eclesiologia relevante na perspectiva de orlando e. costas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
José Jorge Mendes














BUSCANDO O CRESCIMENTO INTEGRAL DA IGREJA: ASPECTOS SOBRE UMA ECLESIOLOGIA RELEVANTE NA PERSPECTIVA DE ORLANDO E. COSTAS











Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte
Belo Horizonte
2007
José Jorge Mendes












BUSCANDO O CRESCIMENTO INTEGRAL DA IGREJA: ASPECTOS SOBRE UMA ECLESIOLOGIA RELEVANTE NAPERSPECTIVA DE ORLANDO E. COSTAS



Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do grau de Bacharel em Teologia na Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte (FATE-BH).

Orientador: Gilmar Ferreira da Silva







Belo Horizonte2007

MENDES, José Jorge. Buscando o Crescimento Integral da Igreja: aspectos sobre uma eclesiologia relevante na perspectiva de Orlando E. Costas 2007. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teologia). Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte – FATE-BH, Belo Horizonte.














Trabalho de conclusão de curso para obtenção do grau deBacharelado em Teologia, aprovado pela Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte em x de dezembro de 2007 em banca examinadora constituída pelos professores:








________________________________________
Prof. Ms. Gilmar Ferreira da Silva




________________________________________





________________________________________AGRADECIMENTOS

À Deus pela graça e pelo sustento sempre.
À minha esposa Ilza Mendes, companheira e cúmplice teológica durante a caminhada.
Às minhas filhas Kelly Cristina e Karine Moreno pelos momentos que lhes foram tirados, mas é por uma boa causa.
Aos meus pais pelos exemplos e orientações para a vida; e familiares.
Ao colega Osmar Salvador pelo apoio quandoprecisei.
Aos colegas de turma que souberam me compreender e dispensar sua amizade.
A todos os professores pelo apoio incentivo e também compreensão; em especial aos professores orientadores Súsie e Ricardo e muito especialmente ao Gilmar pela paciência, compreensão e apoio numa orientação rápida, objetiva, direta e bem precisa.
E a FATE-BH.“Há no coração humano suspiros incontidos, ais do fundo do peito suspirando por algo que nem sempre se sabe dizer o nome... Pode ser comida, casa, bebida, saúde, justiça, amor. Mas é mais. É bem mais. É algo que podemos chamar espiritualidade”.
(Ivone Gebara)


RESUMO

A importância desta pesquisa monográfica tem como objetivo principal refletir a práxis missionária da Igreja,analisando principalmente o fator crescimento da igreja no contexto latino-americano, na perspectiva de Orlando E. Costas. Para isso, refletiu-se a idéia de que o crescimento da igreja deva ser integral, atenuando as qualidades: fidelidade, espiritualidade e encarnação, que relacionadas com quatro dimensões: crescimento numérico, crescimento orgânico, crescimento conceitual e crescimento diaconal,tornam-na como agente reconciliado e reconciliador da humanidade para com Deus, com o mundo e com a comunidade. A abordagem desse trabalho é de cunho teológico e prático, e revela, neste contexto, o momento favorável de crescimento da igreja brasileira, nas mais diversas e diferentes tradições, refletindo a oportunidade que tem de tornar-se mais humana e atuante em meio à sociedade e principalmente nacomunidade local. Essa atuação da igreja é fato, uma vez que o exercício ministerial do Cristo encarnado e a missão integral da Igreja passe fazer parte da sua vida, à medida que vai se doando para tal.
Palavras chave: Missão da Igreja, Crescimento Integral, Orlando Costas.





SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 7

2 CRESCIMENTO INTEGRAL: CONCEITO 11
2.1 Espiritualidade 14
2.2 Encarnação 17...
tracking img