Burxas Figuras De Poder

1036 palavras 5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso de HISTÓRIA LICENCIATURA

“Bruxas: Figuras de Poder”.

SÃO MATEUS
2014

MARIENE DA CONCEIÇÃO NEVES

“Bruxas: Figuras de Poder”

Trabalho apresentado ao Curso (História) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [História Moderna, Povo Cultura e Religião, História do Brasil Colonial, Cultura e Sociedade na Modernidade e Seminário da Prática IV].

Prof. Fabiane Taís Muzardo, Wilson Sanches, Gleiton Luiz de Lima, Fabiane Luíza Menezes Santos, Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

São Mateus
2014

Sumário

Introdução 4
Desenvolvimento 5
Referências Bibliográficas 9
Anexos 10

INTRODUÇÃO

As bruxas sempre foram e vão ser um elo entre mito e razão ou entre ficção e realidade, pois elas se encontram no campo do imaginário popular que é disseminado pela cultura e pelos costumes de um povo e que, sobretudo, estabelecem relação e consequências nas ações do pensamento humano.
Pesquisadores ávidos por suas buscas arqueológicas encontraram em cavernas símbolos e ilustrações que demonstram a adoração humana a deusas da fertilidade ainda no período neolítico. Desde o surgimento das primeiras civilizações, o homem buscava adorar deuses que mesclavam proteção, respeito e divindade. Talvez fosse uma maneira de confortar a busca por aquilo que não se compreendia ou aquilo que não existia e que se buscava uma resposta. Com o advento do Cristianismo e sua disseminação pelo mundo, o poder simbólico de muitas crenças, rituais ou costumes passaram a ser perseguidos e rotulados como heréticos e pecaminosos. O Cristianismo proliferou uma política em que existia uma cultura certa e uma cultura errada e, tão logo, a “verdade” deveria prevalecer sobre a “falsidade”.
As mulheres durante a Idade Média que possuíam domínio de ervas medicinal para a cura de enfermidades eram julgadas como hereges e pecadoras, pois, na concepção católica, elas tentavam enganar as leis divinas

Relacionados