burros

Páginas: 2 (397 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
Equus africanus asinus é uma subespécie de mamíferos perissodáctilos cujo nome popular é asno ou burro, jumento, jegue, jerico ou ainda asno-doméstico. De tamanho médio, focinho e orelhas compridas,é utilizado desde a Pré-história como animal de carga. Os ancestrais selvagens dos asnos foram domesticados por volta de 5 000 a.C., praticamente ao mesmo tempo que os cavalos, e desde então tem sidoutilizados pelos homens como animais de carga e montaria.

No Brasil, o termo "burro" pode designar não a espécie Equus africanus asinus, mas o cruzamento entre essa espécie e a Equus ferus caballus(cavalo) quando resulta num animal de gênero macho,1 aquilo que em Portugal se designa como "macho"; quando esse mesmo cruzamento resulta num espécime fêmea, é designado como "burra" ou "asna".

Osasnos classificam-se dentro da ordem dos Perissodáctilos, e à família Equidae, à qual também pertencem os cavalos, pertencendo ambos a um único gênero, os Equídeos (Equus).
Sua origem está ligada aAbissínia, onde era conhecido como onagro ou burro selvagem. O burro é, desde tempos remotos, simultaneamente utilizado no meio rural para auxiliar nas tarefas agrícolas e para transporte.

Háséculos que é feito o cruzamento entre asno e cavalo, de que resulta um híbrido denominado muar ou mu, com características de ambas as raças: robustez, capacidade de adaptação a caminhos acidentados e a meioambiente adverso, docilidade; pernas mais longas e, portanto, maior velocidade, maior facilidade de treinoEm Portugal, tal como no Brasil, chamar burro a alguém é uma ofensa. Um indivíduo burro é umindivíduo pouco inteligente, estúpido, teimoso, ignorante, com pouco entendimento, sem conhecimento geral nem criatividade.

No Brasil, é famosa a expressão ideia de jerico, sendo "jerico" umregionalismo para burro, também usado em Portugal.
O antigo convívio com a espécie humana traz uma grande número de referências culturais na literatura e no folclore popular. As Fábulas de Esopo usam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • burro
  • burro
  • o burro
  • Seus burros
  • sou burro
  • BURRO
  • uma caso de burro
  • Zé do Burro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!